Loading...
Notícias

Debate “O nosso Oceano 2030”

Iniciativa Escola Azul – O Nosso Oceano em 2030

O novo desafio do Projeto Escola Azul chama-se “O Nosso Oceano em 2030” e é dirigido a Escolas Azuis e alunos de todos os ciclos de ensino, envolvendo-os nos objetivos da Década da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) da ONU.

A ONU declarou o período de 2021 a 2030 como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, para incentivar a preservação do Oceano e a gestão dos recursos naturais de zonas costeiras.

Foram criados 7 objetivos para a década: 1- um oceano limpo; 2- um oceano saudável e resiliente;3 – um oceano produtivo; 4 – um oceano previsível; 5 – um oceano seguro; 6 – um oceano acessível; 7 – um oceano inspirador e motivador. Dessa forma, contribui-se para um oceano mais saudável mas também para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste contexto Portugal já assumiu compromissos para a próxima década, no sentido de contribuir para um oceano mais saudável. E nós, como podemos contribuir?

Já participámos na rota das Ilustrações – Como Quero o Oceano em 2030? com vários trabalhos (desenhos, maquetes,  colagens com mensagens poderosas) dos alunos das três escolas do Agrupamento.

Estamos agora a participar na rota dos Compromissos.

Na passada quinta-feira, 29 de abril, decorreu o debate virtual com a participação de alguns dos Embaixadores Escola Azul da nossa escola. A sessão com o nome “ONossoOceano2030”, pretendia discutir vários compromissos para ajudar a salvar o nosso planeta e oceanos durante a década que se adivinha.

O evento da escola azul contou com a participação de alunos do 8º(Francisco Pires),11º (Matheus Buss e Jaicy Gomes) e 12º (Guilherme Tomatas) anos e com acompanhamento e supervisão da Profª Élia Martins. Os compromissos para ajudar a salvar o nosso planeta surgiram da imaginação e de uma intensa colaboração entre dezenas de escolas da região metropolitana de Lisboa e sul de Portugal. No final da discussão moderada por Pedro Madureira da EMEPC, foram apresentados via Youtube numa transmissão efetuada pela escola Azul, onde os espetadores tiveram oportunidade de debater e escolher 10 dos diferentes objetivos apresentados pelos embaixadores escola Azul.

A Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, orgulha-se de participar em tais projetos e de contribuir para a futuro da nossa comunidade escolar e a futura Sociedade europeia e portuguesa. Os próximos debates nacionais da escola azul irão surgir no mês de maio.

Link da Palestra Virtual #ONossoOceano2030: https://www.youtube.com/watch?v=T4n3HPHXZw8

O Embaixador Escola Azul: Guilherme Tomatas (12º ano)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.