Loading...
Notícias

Palestra Vacinas do Ciência Viva

Na semana passada, no âmbito da disciplina de Biologia do 12º ano, as turmas A e B participaram nas Conversas com Cientistas sobre “Décadas de Ciência para Dias de Vacina”, uma iniciativa do Ciência Viva.

A campanha Conversas com Cientistas – Décadas de Ciência para Dias de Vacinas promoveu conversas entre cientistas e o público sobre as principais diferenças entre as vacinas contra a COVID-19 e as décadas de investigação científica que permitiram o desenvolvimento destas vacinas em tempo recorde, com a garantia da sua eficácia e segurança. Hoje, as vacinas desenvolvidas contra o vírus SARS-CoV-2 são uma arma poderosa no combate à pandemia. Mas como funcionam as vacinas? Para que servem? Como é que nos protegem?

Mais de uma centena de investigadores estiveram envolvidos nesta iniciativa.

Ao longo de mais de uma hora, cada uma das turmas teve a possibilidade de interagir com um cientista e saber mais sobre as vacinas para a Covid-19, saber mais sobre o processo de investigação que, ao longo de décadas, conduziu ao estado atual da ciência.

Conceitos como imunidade de grupo e segurança da vacinação foram abordados e os alunos tiveram oportunidade, de um modo bastante interativo, colocar as suas dúvidas.

A opinião dos alunos

“Gostei bastante da palestra. Foi muito dinâmica e interativa, fazendo com que me fosse fácil prestar atenção. Todas as minhas dúvidas foram esclarecidas e aprendi bastante sobre o assunto! Valeu a pena!”

“Considero que foi uma palestra bastante pertinente, esclarecedora e interativa. Valeu muito a pena!”

“Gostei muito da palestra. Foi muito interativa e captava a atenção do público. Esclareceu muitas duvidas acerca do covid e das vacinas. Aprendi muito.”

“Eu gostei e aprendi novas informações, sobre os coágulos de sangue, sobre as vacinas em si, mas acho o tema muito repetitivo na comunicação social em que somos constantemente bombardeados com informações e estatísticas, com o perigo de serem falsas, então a palestra também ajudou a saber se as informações são fidedignas ou não.”

“A palestra teve um carácter bastante interessante e cativante. Aborda um tema importante na atualidade utilizando bastante interatividade o que na minha opinião é essencial para uma boa palestra. Algumas das dúvidas que me deixavam perplexo em relação ao assunto foram elucidadas e fiquei mais esclarecido sobre este assunto.”

Obrigada à Ciência Viva por esta excelente iniciativa que permitiu aos alunos do ensino secundário contactar diretamente com cientistas/investigadores portugueses.

Para saber mais sobre o assunto: https://www.cienciaviva.pt/divulgacao-cientifica/vacinas-covid19

A professora Élia Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.