Loading...
Notícias

Alunos do 10.º F participam em projeto europeu de combate ao desperdício alimentar

O CCVnA participou no Projeto AGRIMA – “ReAge! Dá Valor ao Resíduo! Combater o Desperdício Alimentar: Inovação, Educação e Bioeconomia”, envolvendo os alunos da turma do 10.º F, do Curso Profissional de Técnico de Informática e Sistemas, no âmbito da disciplina de Física e Química A (módulo Q3 – Reações Químicas).

Ao longo do projeto, os alunos desenvolveram trabalhos de investigação e atividades experimentais relacionadas com a valorização de resíduos alimentares, que foram apresentados e defendidos no passado dia 12 de junho. Esta participação permitiu aos estudantes aprofundar conhecimentos científicos e refletir sobre soluções sustentáveis para a redução do desperdício alimentar.

O Projeto AGRIMA (Agri-food Waste Management for Sustainable Bio-economy through Higher Education Curricula and Upskilling) é uma iniciativa europeia financiada pelo programa Erasmus+ e coordenada pelo Instituto Politécnico do Porto. O seu principal objetivo é promover a gestão e valorização de resíduos agroalimentares, contribuindo para a bioeconomia circular e para a sustentabilidade ambiental.

Nas escolas, o projeto desenvolve a iniciativa “ReAge! Dá Valor ao Resíduo!”, através da qual alunos e professores exploram formas inovadoras de reaproveitamento de resíduos, como borras de café, cascas de frutas e legumes e óleos alimentares usados. A iniciativa visa sensibilizar a comunidade educativa para a redução do desperdício alimentar, promover a literacia científica e incentivar a adoção de comportamentos mais sustentáveis.

A participação dos alunos do 10º F constituiu uma experiência enriquecedora, demonstrando o seu empenho na construção de um futuro mais sustentável e consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.