Loading...
Notícias

A História da Espeleologia em Portugal

No dia 5 de março na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, no âmbito da Semana Cultural da Escola, decorreu uma sessão sobre a História da Espeleologia em Portugal, dinamizada pelos espeleólogos Paulo Lopes e Filipe Castro, pertencentes ao grupo de Espeleologia e Montanhismo – GEM e onde participaram 59 alunos das turmas 10º A, 11ºA e 11ºC e do Clube de Ciência Viva na Anselmo, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos. 

Nesta sessão respondeu-se a várias questões destes alunos curiosos como: o que é a espeleologia?; quem pratica esta atividade?; o que atrai centenas de pessoas em Portugal a praticar espeleologia em Portugal?; para que serve?; é uma atividade renumerada?. Com estas questões, os nossos convidados espeleólogos esclareceram o conceito de espeleologia, assim como a sua importância para o conhecimento científico e para a preservação do património geológico, ambiental e até arqueológico de Portugal. Fizeram também uma breve descrição sobre a evolução da espeleologia em Portugal desde a década de 50, até aos dias atuais, e ainda sobre o que motivava alguém a ser espeleólogo como o gosto pela aventura e pelo desconhecido, assim como a atração pelo mundo fantástico subterrâneo, com as suas estranhas formações geológicas, os maravilhosos espeleotemas e a estranha fauna cavernícola.

Os alunos puderam ainda ver e experimentar o material usado atualmente em espeleologia, assim como algumas técnicas com corda essenciais para se descer ou subir em algares, tendo sempre atenção ao fator segurança. Com isto, muitos alunos quiseram experimentar o equipamento e ficaram entusiasmados com a possibilidade de, também eles, poderem vir a explorar e descobrir este “novo” mundo subterrâneo, tão perto deles, mas ainda tão desconhecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.