Loading...
Notícias

«Exposição Itinerante de Álbuns Infantis Chineses 2023 Portugal» “中国孩子的书香世界” ——2023 葡萄牙中国绘本巡回

«Exposição Itinerante de Álbuns Infantis Chineses 2023 Portugal»

 “中国孩子的书香世界”  ——2023 葡萄牙中国绘本巡回

 

O Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, em Almada teve o privilégio de receber Sua Excelência o Embaixador da República Popular da China em Portugal, Senhor Zhao Bentang, e esposa, Senhora Xu Lixin, no dia 6 de dezembro de 2023, por ocasião da «Exposição Itinerante de Álbuns Infantis Chineses 2023 Portugal» –  “中国孩子的书香世界”  ——2023 葡萄牙中国绘本巡回. 

 

Deram-nos também a honra da sua presença Sua Excelência a Presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, a Diretora da Educação da Embaixada da República Popular da China em Lisboa, Senhora Chen Mo, a Presidente da Associação dos Amigos da Cultura Chinesa, Professora Doutora Wang Suoying, e entidades nacionais e concelhias.

 

A «Exposição Itinerante de Álbuns Infantis Chineses 2023 Portugal» – “中国孩子的书香世界”  ——2023 葡萄牙中国绘本巡回 realizou-se com o Alto Patrocínio da Embaixada da China e do Centro de Educação e Cooperação em Línguas do Ministério da Educação da República Popular da China. 

 

O Agrupamento de Escola Anselmo de Andrade acolhe esta exposição, no âmbito do projeto-piloto do ensino do Mandarim em escolas públicas portuguesas, que implementa desde 2015. Esta exposição é constituída por 173 livros, cujo evento de lançamento decorreu sob a égide da Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa, em Lisboa. Sublinha-se que cerca de 66 dos livros que a compõem, com ilustrações ímpares, e que versam temas muito diversos sobre personagens famosas (e.g. Mulan), língua e cultura chinesas (e.g. Escrita em carapaças de tartarugas e ossos de animais, As mãos que sabem falar, Avó de 9999 anos), animais personificados (e.g. A família Panda e A tartaruga que quer ver o mar), lendas, fábulas, entre outros de particular interesse, integrarão, doravante, o acervo da biblioteca escolar, o que muito a enriquece. 

 

O programa da exposição, neste agrupamento de escolas, contemplou um conjunto de intervenções sobre o ensino da língua chinesa, bem como um momento cultural, que incluiu a leitura partilhada de histórias infantis chinesas realizada pelos alunos de Mandarim, a par de outras manifestações culturais chinesas, nomeadamente canto, dança e Tai Chi, sob orientação da Professora Jiang Na. As alunas Mafalda Ferreira e Liliana Li conduziram com mestria os trabalhos. A aluna Mafalda Ferreira deu o seu testemunho sobre a sua experiência da aprendizagem do Mandarim e a aluna Rita Fernandes procedeu à leitura de uma mensagem de boas-vindas dirigida a Sua Excelência o Embaixador da República Popular da China, em Lisboa, seguida da oferta da mensagem caligrafada em rolo, em nome de todos os alunos de mandarim.

 

A organização do evento contou com a colaboração da Professora Chen Chen, em consonância com os serviços educativos da Embaixada da República Popular da China, e da Doutora Xu Mengze, Professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.  

 

A exposição está patente na biblioteca escolar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.