Loading...
Notícias

DIA MUNDIAL DA POESIA 2023

A poesia é o despertar dos sentidos, a palavra lida, ouvida, sentida e saboreada.

É o brincar com as palavras que estimula o pensamento, que gera novas palavras com que reinventamos o mundo e a nós próprios nesse diálogo interno.

A poesia também estabelece pontes de comunicação, é a “linguagem das pontes” nas palavras de Amanda Gorman citada no artigo de Katarzyna Siwczak na Europeana, que tivemos o prazer de receber em Almada no âmbito do projeto KA1 “Inovar para transformar” e que convidamos os leitores a ler. (vide em anexo)

A poesia pode transformar o mundo, impulsionar a comunicação intercultural e promover a cidadania global. A poesia é ponte para a liberdade e para a PAZ.

Na senda do projeto KA1, o projeto eTwinning Comp@ss explorou os universos poéticos de autores de diferentes países, onde avultam nomes como Sophia de Mello Breyner Andrensen, Mia Couto, Nuno Júdice, J. L. Borges, Wislawa Szymborska, Sándor Petőfi, Eugenio Montale, Endre Ady, Níkos Kavvadías, Luigi Anselmi, Jan Skácel, Attila József, Ignazio Alestaran, Orthan V. Kanik, entre outros.

Aliámos ainda criação poética e capacitação digital, tendo os alunos produzido colaborativamente um conjunto de poemas elaborados em equipas internacionais, que ilustraram com imagens geradas por IA através da ferramenta Canva convertendo o texto em imagem.

Divulgamos agora o eBook com estes poemas elaborados por alunos no âmbito do projeto Comp@ss.

 

https://teachwitheuropeana.eun.org/updates/poetry-the-language-of-bridges/

 

https://read.bookcreator.com/EnzDSfvJPHMbk2ldmA0e2F4H06W2/snILgqK4SZq0F6TqiukB7w

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.