Loading...
Notícias

Palestra com a Thirst Project (Portugal & EUA)

Realizou-se, no passado dia 27 de Fevereiro de 2023, na Anselmo de Andrade, uma palestra sobre a problemática da água a nível mundial. Esta palestra levada a cabo pela Thirst Project Portugal (Constança Santos Silva, Co-Fundadora e Presidente do Thirst Project Portugal) e pela Thirst Project EUA (Evan Wesley – Diretor Mundial de Gestão de Equipa da Thirst Project) possibilitaram um conhecimento mais profundo sobre a escassez de água e o impacte que esta escassez tem nalgumas comunidades mais pobres. Só por

curiosidade… sabia que:

– Existem mais de 785 milhões de pessoas sem acesso a água potável, todos os dias, por todo o mundo?

– Só hoje, vão morrer 1300 crianças por problemas relacionados com falta de água potável e, todos os dias, mulheres e crianças andam de 6 a 8 horas até à poça mais próxima para ir buscar água contaminada para as suas comunidades.

Com base nesta triste realidade os oradores partilharam preocupações; contaram histórias e…apresentaram algumas soluções aos alunos das turmas 7ºD; 8º A e 12ºE.

De acordo com a aluna Maria Silva Gonçalves do 7º D, a Thirst Project trouxe “atividades divertidas para aproximar os alunos e para mostrar que juntos trabalhamos melhor”. “(…) A Constança e o Evan trouxeram a melhor experiência aos alunos da nossa escola, contaram histórias de pessoas que vivem com estes problemas… são milhões de pessoas doentes, com graves problemas de saúde porque não têm acesso a água potável. (…) E tenho de

falar sobre o facto de ele (Evan) ser um bom orador, ele falou, contou histórias, partilhou a sua vida com os alunos, explicou tudo da melhor forma possível, ele prendeu os alunos na sua conversa, soube fazer o seu trabalho (…)”. Afinal de contas, “não ter acesso a água potável é muito complicado, crianças e mulheres passam horas e horas a pé para carregarem água para as suas famílias, água que não está tratada, água que não é potável, que está contaminada, água de fontes, rios e lagos que são partilhados com animais.

Nós podemos ajudar e o Thirst Project veio à nossa escola para nos dar ideias de como podemos fazê-lo. Gastar 1 ou 2 minutos do nosso tempo para partilhar nas redes sociais, para divulgar, para gravar um vídeo a falar sobre o assunto, para escrever sobre, não custa nada. Somos adolescentes, temos poder, temos uma voz e temos o direito de a usar. Se trabalharmos juntos podemos ajudar (…) e é isso que o Thirst Project nos quer transmitir, são uma associação que angaria dinheiro e cria fontes de água potável para as pessoas que precisam. Ter acesso a água potável é um direito. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!”

E ainda…

https://drive.google.com/file/d/1NCIr_bnho5iktOFhqMybP1FGqq_Xal-Z/view?usp=sharing

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.