Loading...
Notícias

Exposição “O Oceano… Que Sustentabilidade?”

Na primeira quinzena do mês de setembro, esteve a decorrer no pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, a exposição  “O Oceano… Que Sustentabilidade?”, inserida no âmbito das atividades de abertura do ano letivo 2022/2023. Nesta exposição foram exibidos vários trabalhos e projetos, feitos pelos alunos do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, aquando a 1ª Semana Cultural do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, bem como outros projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo transato.

Esta exposição esteve patente ao público entre os dias 5 e 16 de setembro. No dia 14 realizou-se uma sessão solene naquele espaço, tendo o Diretor do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, DR. Carlos Almeida, dirigido algumas palavras de boas-vindas a todos os presentes. Foram proferidas breves comunicações pelas coordenadoras dos programas Eco-Escolas e Escola Azul que focaram a importância de se promover nas escolas uma Educação Ambiental para a Sustentabilidade, de forma a preparar os jovens para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada, face às atuais problemáticas ambientais. Esta sessão contou, ainda com a participação especial de alguns convidados, entre os quais o Dr. João Ribeiro, do “Clube Heróis dos Oceanos”, um projeto apoiado pela Associação Natureza Portugal (ANP), e pela World Wild Fund for Nature (WWF), tendo sido inaugurado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, em novembro de 2021. Este projeto trabalhou as questões da preservação dos ecossistemas marinhos com alunos do 7º e 8º anos, e promoveu sessões teóricas, práticas e de imersão com as profissões do mar. De seguida, a Dra Fernanda Silva, da Equipa de Coordenação do Programa Nacional Escola Azul, realçou, também, a importância deste tipo de projetos na sensibilização da Comunidade Escolar para a preservação dos Oceanos. Por fim, o aluno Tiago Machado, falou da sua experiência enquanto Embaixador do Ambiente deste Agrupamento, tanto nos projetos decorridos na Escola como fora desta, como é o caso dos “Heróis pelo Oceano”, no qual os alunos foram recebidos pelo         Exmo. Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, onde tiveram contacto com personalidades ligadas ao mar. Este aluno falou, também, da sua experiência enquanto participante no projeto “Criar Gerações Boa Onda”, inserido na semana de Conferências das Nações Unidas em Lisboa, sobre a Literacia do Oceano para a Década do Oceano e para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (Proteger a Vida Marinha).

Visitada por toda a comunidade escolar, esta exposição apelou fortemente para a consciencialização sobre a problemática dos oceanos, para a importância da sua proteção e preservação, face ao Oceano que temos e o Oceano que queremos. Estamos certos que a mensagem passou e que os visitantes não ficaram indiferentes ao que viram e ouviram nesta imersiva exposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.