Loading...
Notícias

Heróis pelo Oceano, uma iniciativa azul da Presidência da República

O Programa “Heróis pelo Oceano”, decorreu entre abril e maio de 2022, no Palácio de Belém, proporcionando o contacto de alunos do ensino secundário com personalidades ligadas ao mar, cujos modos de vida se podem constituir como fonte de inspiração.

Foram realizados seis encontros, com a participação de Tiago Pitta e Cunha & Ricardo Diniz; Guilherme Piló Sales & Cristina Brito; Xico Gaivota & Pedro Lima; Joana Andrade, Luís Santos Silva & Pedro Andrade Gomes; Raquel Gaspar, Sandra Lázaro & Madaleno Galocha; e Eugénia Barroca & Andreia Coutinho.

Com esta iniciativa, o Presidente da República sublinha a inestimável relevância do Oceano na cultura e economia portuguesas, alertando os mais jovens para a responsabilidade de todos na conservação da biodiversidade, essencial para o equilíbrio climático.

A Anselmo de Andrade participou no dia 31 de Maio, na sessão com a Raquel Gaspar, fundadora da Ocean Alive e com o capitão de fragata Madaleno Galocha.

Trinta representantes do Ensino Secundário (delegados e subdelegados de turma e Embaixadores do Ambiente) aceitaram o convite do Sr. Presidente da República e aprofundaram o seu conhecimento sobre o Oceano, consciencializando-se para a imensa responsabilidade que têm na preservação deste bem indispensável.

Tivemos a oportunidade única de ter a nossa sessão introduzida pelo Presidente da República, que para além de abordar brevemente o papel tanto de Raquel Gaspar (bióloga marinha) como de Madaleno Galocha (tenente da marinha) na proteção e defesa do oceano, também procurou despertar em nós o nosso lado mais crítico e consciente quanto a todo este tema e à oportunidade que tínhamos em mãos. 

Sendo o mais sincera possível, nunca me passou pela cabeça que fosse gostar tanto da sessão “Heróis Pelo Oceano”. Sinto que todos os presentes saíram da sessão tocados de alguma forma, fosse pelo discurso inspirador de Raquel Gaspar, em que nos falava da concretização do seu maior sonho como uma “força motriz” para nos fazer seguir e acreditar nos nossos, ou então pela coragem e enorme dedicação com que Madaleno Galocha falava sobre os salvamentos que realizou e as vidas que mudou, um verdadeiro exemplo de altruísmo.

Sinto que qualquer pessoa deveria ter a mesma sorte que tive, sobretudo alguém que se encontre numa fase de mudança e tão decisiva, pois não senti que tive apenas uma palestra de consciencialização quanto à importância das nossas ações e o seu impacto no oceano, sinto acima de tudo que tive acesso às pessoas mais inspiradoras e com as palavras mais certas que precisava de ouvir neste momento. 

Por fim, agradeço imenso a oportunidade, que levarei comigo nas futuras tomadas de decisões da minha vida. Raquel Barros, 12°A”

 

Com tudo o que tem acontecido ultimamente considero extremamente importante contactarmos com projetos que nos inspiram e motivam a sermos cidadãos conscientes e lutadores pelos nossos direitos e pelos direitos do planeta. A sessão na Presidência da República “Heróis Pelo Oceano” superou as minhas expectativas, pois além de termos tido a oportunidade de ouvir as iniciativas e as experiências vividas por Raquel Gaspar e pelo tenente Madaleno Galocha, podemos também ouvir o seu lado mais pessoal e humano, o que me ajudou bastante a refletir sobre a minha importância no futuro, e o que é que realmente ambiciono na minha vida.

A presença do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa foi certamente especial e fez com que nos sentíssemos únicos e ouvidos. São momentos como este que realmente fazem a diferença e que nos marcam para a vida, pois inconscientemente refletimos sobre a nossa educação, os nossos valores e princípios e conseguimos perceber o que é necessário mudar na mentalidade da nossa sociedade.

Desta forma, estou eternamente grata pela oportunidade e com esta seção retive a importância de ajudar o próximo, e o nosso planeta e de seguirmos os nossos sonhos, valores que faram toda a diferença na toma de futuras decisões e que me tornam mais altruísta.   Maria André, 12º ano.”

 

“Após ouvir os dois palestrantes a minha forma de olhar para o oceano mudou. Não só aprendi mais sobre ele e sobre a sua importância (mesmo as partes que não conseguimos ver a não ser que entremos nele, como as pradarias por exemplo), como também aprendi como o oceano ajuda outras pessoas e como estas o utilizam para realizar os seus sonhos de inúmeras formas. Também senti uma enorme inspiração pelos palestrantes que nos incentivaram não só a cuidar do oceano como a seguir os nossos sonhos e a cuidar do próximo. Foi uma honra participar nesta atividade e sem dúvida que se tivesse a oportunidade repetiria esta experiência. Iara Cabral 10ºB”

 

“Ter participado nesta experiência fez me refletir sobre o facto de os oceanos serem bastante importantes para nós não enquanto recurso, mas também como um forte aliado no combate às alterações climáticas. Fez me pensar o quanto ainda é necessário ser feito). Mas também me mostrou que podemos ser nós a tomar a iniciativa e que todos podem ajudar e lutar por salvar o oceano, independentemente da área ou meio onde se encontra, até porque, de facto, o oceano está em todos nós. Mariana, 10º ano”

 

“Contamos pelos dedos estas oportunidades. A escola Anselmo de Andrade proporcionou a ida ao palácio de Belém para ouvir aprender e falar com Madaleno Galocha, Raquel Gaspar e Sandra Lázaro e uma breve introdução pelo senhor presidente. Reuniram-se heróis e heroínas relacionadas com o oceano que nos deram a conhecer as suas vivências. Pude obter mais conhecimentos e uma visão diferente de muitas profissões relacionadas com o mar. Gostei imenso de saber mais e poder fazer parte dos Embaixadores da Anselmo De Andrade com a causa de ajudar o nosso oceano. Maria Rita, 10º ano”

 

Para saber mais sobre esta iniciativa, ver o vídeo da nossa participação ou apenas ver as fotografias, pode consultar-se a página da Presidência da República:

https://www.presidencia.pt/atualidade/toda-a-atualidade/2022/05/programa-herois-pelo-oceano-com-raquel-gaspar-sandra-lazaro-madaleno-galocha/

A professora coordenadora, Élia Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.