Loading...
Notícias

Erasmus + CONNECTING SEAS

A Anselmo de Andrade na crista da onda do mar.

Em outubro, entre os dias 28 e 31, três professoras da nossa Escola deslocaram-se à Roménia, no âmbito do Projeto CONNECTING SEAS, para participar numa mobilidade que se insere na tipologia de um “Short-Term Joint Staff-Training Event”.

O objetivo principal foi o de se partilharem experiências acerca de estilos de ensino e de aprendizagem. O tema aglutinador: o mar que nos une.

Estudantes e professores de regiões da Itália, de Portugal e da Roménia trocaram, de modo transcurricular e transcultural, resultados de trabalhos de pesquisa sobre o Mar Negro, o Mediterrâneo e o oceano Atlântico.

O intuito foi o de consubstanciar pesquisas no âmbito das ciências naturais e das humanidades e o de proceder à sua aplicação em aulas lecionadas aos alunos romenos.

A Escola Colegiul Tehnic Ana Aslan, que nos acolheu,  em Cluj-Napoca,  foi inexcedível, visto que nos permitiu ver como funciona uma escola técnica e nos permitiu verificar a importância dada a uma metodologia de ensino e aprendizagem que assenta, principalmente, numa componente prática.

Cada equipa dos países participantes tinha a tarefa de concretizar uma aula (demonstrative lesson) subordinada a um tema.

Assim, ao Colegiul Tehnic Ana Aslan, Roménia, coube o tema Diversity of sea life. Biodiversity and marine chemistry; ao Licceo Scientifico B. Rossetti, Itália, o tema Migration by sea: a preliminary work; ao Liceul Teoretic Avram Iancu, Roménia, o tema The sea, the persona and the moods; à Escola básica e secundária Anselmo de Andrade, o tema Diversity of the Sea Life: the sardine.

A aula portuguesa teve como mote Portugal is Sea, Portugal é Mar. Foi lecionada pela professora Emília Costeira de forma cativante, didática e pedagógica. Teve ainda os contributos das áreas artes visuais e literatura, através da intervenção das professoras Cristina Antão e Rosário Marques.

A troca de experiências foi enriquecedora, o que se comprovou sempre que, no final de cada atividade que envolvia alunos e professores, se procedia ao balanço do trabalho efetuado e à sua avaliação.

Na preparação da mobilidade, foi essencial o trabalho preparatório da equipa que integra o projeto. Salientam-se, pois, os contributos dos professores Fernanda Martins, coordenadora do projeto, Nuno Pousinho e José Amaro.

Em maio, caberá à Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade acolher alunos e professores da Roménia e da Itália no âmbito do projeto CONNECTING SEAS.

One comment
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.