Loading...
Notícias

Programa Criar Saberes

A turma 12º A (Ciências e Tecnologias) deslocou-se na passada 2ªfeira à Universidade Lusófona para participar no programa Criar Saberes.
No âmbito deste programa, os alunos, divididos em dois grupos, participaram nas seguintes atividades laboratoriais:
 
– “Desenvolvimento embrionário do pinto – organização básica dos vertebrados”, atividade na qual  os alunos assistiram à abertura de ovos fertilizados de galinha em diferentes fases de desenvolvimento, observando o método de isolamento do embrião a partir da gema do ovo. As imagens destes embriões vivos permitiram distinguir alguns fenómenos pertinentes como a diferenciação do coração, o início do batimento cardíaco, o início do desenvolvimento cerebral, etc. Os alunos puderam treinar a técnica aprendida.
– “Microbiologia dos alimentos”, atividade em os alunos experimentaram algumas das técnicas básicas de um laboratório de microbiologia e as suas aplicações, aprendendo como se isolam, como se cultivam e como se identificam vários tipos de microrganismos obtidos de várias amostras e a conhecer um pouco mais os microrganismos que nos rodeiam. Concretamente, foi feita a análise microbiológica de iogurte e kefir com a técnica de coloração gram e observação microscópica.
 
Com esta visita de estudo pretendeu-se o aprofundamento de conceitos úteis para a compreensão do procedimento experimental e para a respetiva análise dos resultados, servindo para o desenvolvimento de pensamento crítico e criativo em biologia.
 
A professora responsável,
Élia Martins
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.