Loading...
Notícias

Apresentação do livro Conta-me que eu conto

Os Avós na minha idade: retratos sociais de Almada

O livro apresentado, no dia 24 de novembro de 2017, no Museu da cidade de Almada, foi fruto de um projeto pedagógico desenvolvido nos últimos dois anos letivos pelo grupo de História, sob a coordenação da professora Maria Nazareth Almas e apadrinhado pela professora Margarida Lucena, ex-Diretora do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade.

Na mesa estiveram presentes o Diretor do Museu (Luís Pequito) ao centro. Do seu lado esquerdo Aníbal Rodrigues (adjunto do Diretor do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade) e a professora Maria Nazareth Almas e do lado direito o avô Coronel Nuno Santos Silva e o aluno Tiago Carvalho.

A apresentação contou com a presença de diversos professores, familiares e alunos da Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade que testemunharam o lançamento de uma obra desenvolvida a partir de uma pesquisa apurada baseada em fontes históricas e relatos orais.

A participação de alguns alunos, neste processo de recolha, foi uma oportunidade para traçar o fio da História local através de um projeto ativo, criativo, intergeracional e que criou processos de aprendizagem estimulantes, dando sentido à prática letiva.

A Escola enquanto instituição cultural assumiu, novamente, um papel preponderante na formação e na partilha de memórias entre gerações. Com base nessas memórias, os alunos, certamente, compreenderam melhor as vivências dos seus antepassados, a sua forma de ser e de estar na sociedade. Se hoje com a globalização dá a ideia que as vivências são semelhantes mundialmente, não devemos perder a oportunidade de encontrar formas originais para compreender a nossa identidade.

Mais uma vez, quero felicitar todos os que contribuíram para o lançamento desta obra e um especial agradecimento para a professora Maria Nazareth Almas, com quem partilhei nos últimos dois anos algumas conversas na Sala de Professores e, ao mesmo tempo, tive a oportunidade de testemunhar na sala de Diretores de Turma o seu envolvimento enquanto coordenadora deste projeto. O produto do seu esforço, dedicação e afinco ficará na memória dos alunos e colegas com quem privou durante os tempos que lecionou e partilhou experiências pedagógicas na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade.

O Adjunto do Diretor: Professor Aníbal Rodrigues

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.