No passado dia 30 de abril de 2026, o Clube Ciência Viva na Anselmo (CCVnA) promoveu os Laboratórios Abertos do CCVnA, iniciativa integrada na Semana Cultural do AEAA, subordinada este ano ao tema “Como Tudo Começou – Mitos, Ciência e Imaginação”.
O evento teve como principal objetivo despertar o interesse dos alunos pela ciência através de atividades práticas, experimentais e interativas. As experiências de Física e Química permitiram compreender fenómenos do quotidiano, desenvolver o pensamento crítico e incentivar a investigação científica. A estação meteorológica proporcionou a observação e análise das condições atmosféricas, promovendo simultaneamente a educação ambiental e o tratamento de dados. Já a horta biológica sensibilizou os participantes para a sustentabilidade, a alimentação saudável e o respeito pela natureza.
Foi ainda apresentada uma exposição de maquetas de Geografia elaboradas, no primeiro semestre, pelos alunos do 9º C, no âmbito dos conteúdos do 9.º ano relacionados com os riscos e as catástrofes naturais, com especial destaque para os sismos. Estas atividades contribuíram para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e do trabalho em equipa, aproximando os alunos da ciência de forma dinâmica e motivadora.
A iniciativa decorreu nas salas LQ1 e LQ2 e contou com a participação de 162 alunos, distribuídos por nove turmas: 7ºC, 7ºD, 8ºF, 9ºC, 9ºB, 9ºD, 12ºA, 10ºE, 10ºF. Os professores que acompanharam as turmas foram os professores Elder Almeida (7ºD e 7ºC), Paula Pulquério (8ºF e 9ºD) e André Antunes (9ºC). Ao longo da manhã, os participantes puderam explorar diferentes desafios científicos e tecnológicos num ambiente dinâmico, interativo e de aprendizagem colaborativa. Paralelamente, na sala LQ2, foi exibido em repetição o vídeo “Alquimia, da Magia à Química”, estabelecendo uma ligação entre ciência, história e imaginação, em sintonia com o tema da Semana Cultural.
O percurso pelas diferentes estações STEM permitiu aos alunos contactar com diversas áreas da ciência e da tecnologia, através de atividades como: “Pega Monstros”, “Mensagem Invisível”, “Fluido Não Newtoniano”, “Testa a Tua Rapidez”, “Pasta de Dentes de Elefante”, “Experiência de Oersted: O Nascimento do Eletromagnetismo”, “Hovercraft”, “Faz uma Bússola?”, “Jogo da Argola”, “Tornado Luminescente”, “Vulcão” e “Produz um Íman”.
A estação “Experiência de Oersted: O Nascimento do Eletromagnetismo” integrou, simultaneamente, a participação do CCVnA na 17.ª edição do Projeto Medea, promovido pela Sociedade Portuguesa de Física e pela REN. A atividade permitiu observar como uma corrente elétrica desvia a agulha de uma bússola, demonstrando a existência de um campo magnético em redor de um condutor, com recurso ao sensor Spectran — equipamento fornecido às escolas participantes para a medição de campos elétricos e magnéticos de baixa frequência.
A organização esteve a cargo do projeto “Pequenos Cientistas”, coordenado pelo professor João Gonçalves, e do CCVnA, coordenado pelo professor Luís Pedro. A iniciativa envolveu uma equipa do CCVnA constituída pelos professores supervisores João Gonçalves, Luís Pedro, Paulo Arruda — responsável pela estação meteorológica Bresser 9in1 — e Elisabete Miranda, coordenadora do Projeto Horta Biológica/Jardim Mediterrânico/Plantas Aromáticas, bem como 25 alunos monitores do projeto “Pequenos Cientistas”/12º B, que acompanharam e orientaram os participantes nas diferentes estações.
Com mais uma edição concluída, os Laboratórios Abertos do CCVnA afirmaram-se, uma vez mais, como uma atividade de referência no contexto educativo do AEAA, promovendo o interesse dos alunos pelas áreas científicas e tecnológicas e incentivando uma aprendizagem prática, criativa e inovadora.


