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Projeto NauticinBlu e a formação de uma Geração Oceano

Nos dias 20 a 23 de maio e 5 de junho decorreram as atividades do projeto NauticinBlu.

Este projeto surgiu como um desafio à participação da escola, tendo sido abraçado por nós, que somos Escola Azul há 7 anos, com entusiasmo e motivação. Alunos de seis turmas (A, B, C, E e F do 8º ano e A do 10º ano) participaram, também com entusiasmo, em todas as atividades. 

Este projeto tem como objetivo principal desenvolver nos nossos alunos novas competências para completar a formação em proteção ambiental e sustentabilidade dos nossos recursos marinhos.

Durante quatro dias decorreram várias atividades com vista a:

– GANHAR uma maior consciência da riqueza do mar, da biodiversidade e das consequências de ações humanas no clima e oceano global;

– DAR uma visão mais clara sobre os emergentes empregos azuis e oportunidades também na área da proteção do meio ambiente;

– FORNECER à “Geração Oceano” as ferramentas necessárias para serem os principais atores da transição ecológica e agentes de mudança.

 

Os parceiros deste projeto são:

– AIMM – Associação para a Investigação do Meio Marinho, uma ONG fundada em 2010 baseada no Algarve e que tem como missão proteger as espécies marinhas que habitam o Oceano Atlântico. (https://www.aimmportugal.org/);

– Marevivo, uma organização italiana que protege o mar e os seus recursos há mais de 35 anos (https://marevivo.it/en/about-us/#organizzazione);

MSC Foundation (entidade financiadora) (https://www.mscfoundation.org/).

No primeiro dia, e a propósito da comemoração do Dia Escola Azul e Dia Europeu do Mar, fomos fazer uma observação de golfinhos no estuário do Sado. Esta visita, realizada em catamarã foi, sem dúvida, uma das atividades mais apreciadas pelos alunos.

O segundo dia foi ocupado com atividades na sala multiusos, para transmitir informações relacionadas com a riqueza do mar, da biodiversidade e das consequências de ações humanas no clima e oceano global. Com várias dinâmicas de grupo, os alunos ficaram mais conscientes das problemáticas relacionadas com a proteção do oceano. 

As atividades do pedypaper pelo Oceano decorreram no 3º dia de atividades. Com a orientação dos alunos do 10º ano, todas as equipas tentaram ganhar os prémios, desatando nós, procurando objetos náuticos escondidos, respondendo a perguntas, visitando a exposição Only One, sempre unidos por cordas para estimular o trabalho colaborativo.

E no quarto dia pintámos o nosso mural, sob a orientação do artista Flavio Caporali. Esta era uma das atividades previstas nas comemorações do Dia Escola Azul. No vídeo seguinte (https://www.instagram.com/reel/C7cNExoNBCf/?igsh=bTJlMWd4a3puZGEz) conseguimos visualizar o progresso da nossa obra de arte. 

De acordo com o artista, “pintar um mural do mar com crianças e jovens é mais do que pinceladas e cores em uma bonita composição; é, sobretudo, relembrar aos participantes e a todos os que por ele passem, da importância que os ecossistemas marinhos têm para a vida na Terra. Preservar esse belo equilíbrio e promovê-lo é tarefa contínua e eterna.”

No dia Mundial do Ambiente decorreu a sessão final do Projeto com a presença de todos os responsáveis do projeto, a coordenação da Escola Azul e a Direção. Os alunos de 10º ano apresentaram as suas reflexões sobre o projeto e os resultados do jogo pedagógico sobre a exposição Only One. Todos os alunos receberam um certificado que atesta que cada aluno recebeu uma formação com vista a formar uma Geração Oceano.

Para saber mais sobre o projeto pode ser consultada a página: https://www.aimmportugal.org/pt/nauticinblu-em-portugal/

As professora responsáveis,

Dulce Pinto, Élia Martins e Teresa Cardoso

One comment
  1. Isabel Guerreiro

    Muitos Parabens, projecto extraordinarios para o meu filho foi o primeiro com esta experiencia. Obrigada a todos qu fizeram tudo isto possivel
    Isabel Guerreiro

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