No dia 5 de março, os alunos do 10.º B da Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade tiveram a oportunidade de participar numa visita de estudo ao Museu da Água, em Almada. A visita teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a importância da água, as diversas formas de utilização e a sua conservação.
Os alunos foram recebidos por um guia, que os acompanhou ao longo de toda a visita. O percurso pelo museu começou com uma introdução sobre a história do próprio Museu, localizado num dos principais reservatórios da cidade, o abastecimento de água em Almada, destacando o papel crucial do aquífero e posterior ciclo urbano, enfatizando a evolução dos sistemas de distribuição de água na cidade. O Museu apresenta na sua exposição várias interatividades que os alunos exploraram autonomamente e com grande entusiamo.
Esta visita foi extremamente relevante uma vez que proporcionou aos alunos experiências fora da sala de aula, essenciais para uma aprendizagem mais ativa.
No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, o domínio da educação ambiental tem como objetivo promover a consciencialização e sensibilização das crianças e jovens sobre as questões ambientais e sustentáveis, estimulando a sua participação ativa na tomada de decisões e na resolução dos problemas ambientais. Além disso, visa fomentar a adoção de práticas sustentáveis no dia-a-dia, tanto a nível individual como coletivo. A importância da água para a vida na Terra e as problemáticas ambientais associadas à água doce foram de um modo apelativo e interativo os temas explorados nesta atividade.
A experiência foi não só educativa, mas também inspiradora, incentivando os alunos a refletirem sobre seu papel na conservação da água e a importância de atitudes sustentáveis.
O Museu da Água de Almada, com sua localização muito privilegiada e exposições interativas, proporcionou uma experiência única e educativa aos alunos reforçando a importância de preservar esse recurso essencial para a vida no planeta.