Loading...
Notícias

Visita de Estudo à Praia da Trafaria, no âmbito do Projeto de Monitorização Costeira, pelas turmas do 5ºC e 6ºB

No dia 10 de janeiro os alunos das turmas do 5ºC e 6ºB realizaram uma visita de estudo à Praia da Trafaria. Esta visita foi preparada pelas  professoras Helena Carvalho e Helena Alcobia, no âmbito do Programa de Monitorização Costeira que está a ser realizado por ambas as turmas, promovido pelo Instituto Mirim Costeiro. 

Cada um dos grupos realizou a monitorização costeira do seu quadrado com área de 4m2, tendo feito a separação e contagem dos objetos naturais e não naturais presentes naquele espaço. Os alunos procederam também ao preenchimento das fichas de campo, com a ajuda dos seguintes guiões: tipos de praia, com indicação da inclinação da praia, tipo de onda, tipo de areia e sua descrição; marés; tipos de nuvens; escala beufort de ventos e estado mar.  Os alunos realizaram também a medição da temperatura da areia, da água, os níveis água, relativos ao seu pH, oxigénio e amónia. 

As turmas trouxeram alguns dos elementos naturais e não naturais encontrados na praia para os trabalhos que estão a realizar em articulação entre diversas disciplinas, nomeadamente, Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais, Matemática, Português, HGP, EV e ET.

Foi também realizada uma apresentação por parte do Encarregado de Educação da aluna Natacha Conde, Sr. Bruno Conde, pescador e mergulhador, sobre a arte da pesca, a importância do rio, as condições e os níveis de poluição da água, bem como acerca da descoberta dos cavalos-marinhos no rio Tejo, na qual participou quando se deu a queda de uma das estruturas do cais de embarque da Trafaria e que fez com que estes animais tivessem de ser retirados provisoriamente para o Oceanário de Lisboa.

Os professores que acompanharam a visita foram: Bruno Neves, Luci Sanches e Sónia Pisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.