Aproxima-se o fim do projeto ‘Inovar para Transformar’ que, ao longo de dezoito meses, reuniu docentes de diferentes áreas disciplinares em torno do objetivo comum de melhorar as suas qualificações, visando transformar o agrupamento numa instituição mais sólida e inovadora, capaz de se projetar no século XXI. Ao percorrerem diversas geografias europeias, os participantes interagiram com outros colegas, instituições e realidades, ousando conceber mudanças significativas no agrupamento.
Desde os glaciares da Noruega, na primeira mobilidade, até aos vulcões de Tenerife, os docentes exploraram os caminhos da inclusão, da sustentabilidade e da transformação digital, repensando os objetivos educativos e dando-lhes forma em novos projetos e abordagens do processo ensino-aprendizagem. Esta experiência irá contribuir decisivamente para capacitar a instituição, em particular os nossos alunos, tornando-os mais capazes para enfrentarem com competência os desafios do futuro e responder com confiança às exigências do seu tempo enquanto cidadãos globais.
Embora o projeto esteja a chegar ao seu termo, temos a convicção de que o seu impacto será duradouro. Juntos, continuaremos a conceber e a transformar o Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade numa instituição inclusiva, sustentável e moderna, capaz de se renovar e abraçar a mudança, impulsionada pela experiência enriquecedora proporcionada pelo projeto Erasmus+