Loading...
Notícias

Alunos dinamizam sessões interpares para o arranque do projeto Piratas do Plástico no ano letivo 2023/24

Na semana de 6 a 9 de novembro,  10 alunos do 12º ano (turmas A e B)  promoveram sessões interpares sobre o projeto Piratas do Plástico, para os seus colegas de 6 turmas (8ºB, 10ºA, 10º B, 11ºA, 11ºB e 11ºC) da nossa escola.

O objetivo foi sensibilizar para a participação no projeto, esclarecer as regras da metodologia científica do processo e mostrar os trabalhos efetuados no ano anterior. Estes alunos podem ser considerados peritos no projeto e vão ajudar os seus colegas na implementação das atividades de amostragem, identificação e categorização dos resíduos plásticos encontrados em ecossistemas de água doce.

Plastic Pirates – Go Europe! é um projeto de ciência cidadã que promove o conhecimento da distribuição e abundância de lixo plástico em ecossistemas de água doce na Europa. Inicialmente promovido pelo Ministério da Educação e da Investigação Alemão, em 2016, evolui para uma campanha conjunta pelas três presidências da União Europeia (UE) – Alemanha, Portugal e Eslovénia – para o período do segundo semestre de 2020 e todo o ano de 2021.

Atualmente, a fase de europeização da campanha conta já com o envolvimento de 10 países dos Estados Membros para a edição de 2023/24: Alemanha, Portugal, Eslovénia, Áustria, Bélgica, Bulgária, Hungria, Itália, Lituânia e Espanha.

Em Portugal, a Ciência Viva é responsável por coordenar o trabalho com as escolas, fazendo a ligação entre estas e as instituições académicas envolvidas neste projeto.

Tendo como público-alvo jovens entre os 10 e os 16 anos, este é simultaneamente um projeto de investigação e de educação. Ao mesmo tempo que são sensibilizados para a problemática da poluição, os jovens europeus contribuem de forma ativa para a investigação científica, através da participação em campanhas de amostragem com a componente de identificação e categorização dos resíduos encontrados.

Para saber mais sobre o projeto podem consultar a página do projeto: https://www.plastic-pirates.eu/en

Podem encontrar a lista completa dos resultados em: https://www.plastic-pirates.eu/en/results/data/6587

As professoras responsáveis: Élia Martins, Dulce Pinto, Isabel Marques, Ana Paula Reis, Cláudia Fernandes e Teresa Cardoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.