10 jovens portugueses participaram no European Cybersecurity Challenge 2023, que decorreu de 24 a 27 de outubro em Hamar, Noruega. Os 10 jovens talentos fazem parte da Team Portugal e representaram o país na maior competição de cibersegurança da Europa.
A Escola Secundária Anselmo de Andrade também tem representação nesta equipa, contanto com um aluno do 12ºA, Gonçalo Prata, e um antigo aluno do Agrupamento, Henrique Oliveira.
Pela primeira vez, a equipa nacional incluiu representação feminina, reforçando o compromisso com a diversidade no campo da cibersegurança. Organizada pela colaboração entre o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), Instituto Superior Técnico (IST), Universidade do Porto (UP) e a Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação (AP2SI), a equipa portuguesa destacou-se em várias áreas, incluindo Ataque e Defesa, Web, Mobile, Hardware, Criptografia, Reverse, Pwn e Forense, alcançando o 18° lugar em 28 participantes.
Com mais de 350 participantes a nível internacional, Portugal consolidou a sua presença no cenário internacional de cibersegurança. Em 2022, ficou em 16º lugar entre 33 participantes no ECSC. Além disso, no International Cybersecurity Challenge (ICC) de 2023, a Team Europe, com contribuições portuguesas, conquistou o primeiro lugar.
A Team Portugal celebra esta conquista e convida todos a conhecerem melhor a equipa através do vídeo de apresentação:
https://www.youtube.com/watch?v=wDL2v56Qa1M
Gonçalo Prata e Henrique Oliveira