Loading...
Erasmus KA1NotíciasProjetosProjetos Europeus

Cultura e Património na Islândia – Educação para a Sustentabilidade, Democracia e Bem-Estar

De 15 a 21 de outubro, decorreu em Reykjavik, Islândia, o curso Culture and Heritage in Iceland, a Sustainable Lifestyle Connected With the Local Environment, que reuniu participantes de nove nacionalidades europeias. Em representação de Portugal, estiveram as professoras Débora Sequeira e Rita Neves do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade.

A cultura e o património europeus foram o mote para o desenvolvimento de projetos orientados para a sustentabilidade, democracia e bem-estar.

Os participantes foram desafiados a refletir sobre como as diferentes áreas de conhecimento podem contribuir com o seu currículo para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares centrados na Cultura e Património. Inspiradas no exemplo islandês, cada escola elaborou um projeto alusivo ao seu património cultural onde avultaram as questões da sustentabilidade, da democracia e da identidade local.  Foram consideradas as áreas de competências a desenvolver em articulação com o currículo, as atividades a implementar e a(s) forma(s) de envolver a comunidade.  

A abordagem curricular orientada para a cidadania ativa teve como enfoque a valorização de processos de  empreendedorismo, de intervenção e participação cívica na busca de soluções em prol da sustentabilidade, dos direitos humanos e do bem comum.

O curso permitiu, inequivocamente, reforçar nos docentes o sentimento de pertença europeia, de consciência da diversidade da Europa, para a qual cada país contribui com a sua identidade nacional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.