Loading...
Erasmus KA1NotíciasProjetosProjetos Europeus

Erasmus + KA1 – Inovar para Transformar – Amesterdão 2023 Curso de Formação “Environment Education: Learning and Acting for a Better Future”

Entre os dias 3 e 9 de setembro, as professoras Elisabete Miranda e Helena Ribeiro frequentaram o curso “Environment Education: Learning and Acting for a Better Future”, que se realizou em Amesterdão, no âmbito do programa Erasmus+ KA1. 

A preocupação com a preservação e valorização do património ambiental, a implementação de atividades promotoras da cidadania e da participação ativa, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, foram a base do curso. Foram desenvolvidas  diversas competências na área ambiental, bem como sugeridas diversas atividades que poderão ser efetuadas na nossa escola, contribuindo para uma maior ligação dos nossos alunos à mesma e à comunidade, zelando também pelo futuro do nosso planeta. Dar voz aos alunos, tal como se implementa no nosso agrupamento, é também uma preocupação constante nas escolas dos professores presentes no curso, quando se implementam atividades e projetos, participando ativamente desse modo os alunos na sua formação e preparando-os para serem cidadãos ativos.

Salienta-se também o enriquecimento cultural através do convívio e da troca diária de conhecimentos e informações não só sobre as temáticas em estudo, mas também sobre as tradições e particularidades dos países dos docentes envolvidos: Espanha, Croácia e Itália. 

As atividades culturais experenciadas permitiram conhecer o país, as suas políticas ambientais, nomeadamente o uso generalizado das bicicletas como meio privilegiado de transporte, bem como as medidas restritivas do uso da energia e a utilização também generalizada da garrafa de água pessoal e consumo da água da torneira, já que é paga uma taxa sobre o uso das garrafas de plástico.

As professoras participantes agradecem a oportunidade de terem participado neste projeto, uma vez que foi uma mais-valia, quer a nível pessoal quer a nível profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.