Na semana de 25 a 1 de julho aconteceu na Croácia, mais precisamente na pitoresca cidade de Split, o Curso de Necessidades Educativas Especais e Inclusão na Educação.
Split fica situada na costa oriental do Mar Adriático, é conhecida pelas suas ilhas e o Palácio de Diocleciano, uma fortaleza erguida pelo imperador romano Diocleciano no século IV. Dentro dos seus muros de pedra branca e ao longo dos seus pátios, encontramos um grande número de lojas, bares, hotéis, museus, galerias, casas e, claro a bela Catedral de São Dômnio com a sua Torre Sineira medieval, com cerca 57 metros de altura, que oferece uma das melhores vistas da cidade.
É bastante agradável passear pela Riva e subir à colina Marjan – Parque Florestal, caminhar pelos trilhos pedestres onde se pode disfrutar de uma vista soberba sobre Split e da baía, com montanhas e ilhas como pano de fundo e disfrutar de uma bela paisagem mediterrânia.
Cerca de 35 professores, de diferentes países da Europa, foram recebidos pelos responsáveis do curso de formação de professores e distribuídos por 20 cursos diferentes. No curso de Necessidades Educativas Especiais e Inclusão na Educação, foi dada a possibilidade de conhecer um Centro Dia para pessoas com necessidades educativas especiais, onde os utentes tinham como atividades diferentes ateliês de artes. Alguns dos trabalhos aqui realizados são vendidos em pequenas feiras e eventos, o que permite o reconhecimento da comunidade local.
Houve a possibilidade de entrar em contato com uma assistente pessoal para crianças com NEE, Tatjana Jankovic, que trabalha numa escola estatal, partilhando e trocando impressões sobre o trabalho realizado na sua escola e sobre o ensino na Croácia e em Portugal.
Terapeuta da fala num Centro de Educação Especial Estatal com crianças entre os 1 e os 7 anos, Antoniam Pusic refletiu sobre o ensino na Croácia, principalmente para as crianças com NEE. Falou da importância do trabalho de cooperação entre terapeutas e os pais das crianças. Para que o trabalho e o desenvolvimento sejam continuados em casa, é muito importante que os pais conheçam os objetivos terapêuticos.
Houve também a possibilidade de participar em aulas sobre diferentes temas: diferenças individuais em sala de aula e os seus desafios; Mindfulness; Ginástica do Cérebro; TIC utilização segura e visualização de algumas aplicações e sobre prevenção do bullying.
Foi fundamental toda a partilha de saberes feita entre os diferentes professores dos diversos países da Europa, onde se deu início à possibilidade de ser feito algum trabalho conjunto no futuro. São momentos muito gratificantes e uma grande oportunidade de partilha pedagógica e de novas aprendizagens, tornando-se muitíssimo enriquecedores na prática pedagógica. E, claro, a possibilidade de conhecer outras culturas!
Patrícia Chagas da Silva, Grupo 910