Loading...
Notícias

Erasmus + “Act for Environment” – 5ª mobilidade, Roménia

Na semana de 1 a 5 de maio de 2023 realizou-se a quinta e última mobilidade do projeto Erasmus+ “Act for Environment” (“Agir pelo Ambiente”).

Fomos recebidos pelos professores e alunos do Liceul de Arte “Ionel Perlea” em Slobozia, Roménia, que organizaram um conjunto diversificado de atividades de acordo com o tema principal Save Energy. Save Environment. Participaram nesta mobilidade 17 alunos e 8 professores das 4 escolas: Ekonomska i Turisticka Skola (Croácia), 1ª EPAL de Trikala (Grécia), Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade (Portugal) e IES Hispanidad (Espanha).

Durante a semana, os alunos apresentaram os trabalhos sobre as diferentes fontes de energia renovável utilizadas nos respetivos países. Em grupos constituídos por alunos dos vários países, participaram em workshops de escrita criativa e criaram diferentes desafios e jogos.

Visitaram o Museu Nacional de Agricultara de Slobozia, onde aprenderam antigos costumes e formas tradicionais de utilização de energia, além de aprenderam a fazer pão. A visita à praia, na costa do Mar Negro, permitiu conhecer a biodiversidade da região de Constanza.

Nos diferentes espaços da escola, os grupos produziram os textos sobre as energias alternativas para o blog e jogaram o escape room digital desenvolvido pelos alunos portugueses. Na atividade Why eTwinning? (Porquê o eTwinning), discutiram a importância da participação nestes projetos na sua certificação e curriculum vitae.

Em Bucareste, na visita ao Village Museum onde participaram num workshop de olaria, conheceram mais um pouco das tradições e cultura do país. No Grigore Antipa Natural Museum ficaram a conhecer a enorme biodiversidade da Roménia e do Mundo.

Terminou assim, com chave de ouro, este projeto europeu que, com os problemas ambientais e a sustentabilidade como tema principal, permitiu diretamente a 17 alunos da Anselmo de Andrade e aos seus professores, durante três anos, vivenciar experiências inesquecíveis, aprender com os seus pares e criar amizades que irão certamente perdurar.

Mas mais alunos, indiretamente, beneficiaram destas aprendizagens e do contacto com os parceiros durante a mobilidade a Almada. Este tipo de projetos permite fortalecer laços europeus e promover capacidades de trabalho conjunto para o futuro que se pretende.

A Coordenadora do Projeto

Isabel Marques

One comment
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.