Loading...
Notícias

I FESTIVAL DE COROS ANSELMO DE ANDRADE

Tal como “a impressão digital, pela VOZ, cada um de nós se torna legitimamente único! É a nossa identidade vocal, a nossa sonoridade individual. Uma energia única que devemos preservar, cuidar e respeitar. Pela voz nos expressamos, podendo alcançar através dela, resultados incríveis…” afirmou o professor Luís Miguel Pacheco, responsável pela organização deste evento musical. Para celebrar a VOZ e realçar a sua importância, este ano o Agrupamento de Escolas levou a cabo o              I FESTIVAL DE COROS ANSELMO DE ANDRADE, no dia 27 de Abril, pelas 21 Horas no Auditório do Fórum Romeu Correia em Almada. Com lotação totalmente esgotada, este evento reuniu uma grande franja de atores da comunidade educativa e população do concelho de Almada. Foram muitos aqueles que tentaram aceder a este evento, mas sem sucesso, devido à lotação limite do Auditório, cedido pela parceria da Câmara Municipal de Almada. O elenco artístico foi apresentado ao mais alto nível performativo, reunindo em coro mais de uma centena de vozes dos oito aos oitenta. Uma experiência artística única para todos quantos se fizeram ouvir e para todos quantos aplaudiram, entusiasticamente, as talentosas vozes que desfilaram ao longo de duas horas. A Direção do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade congratula-se com a presença de todos os grupos participantes, e com a colaboração prestada pelos encarregados de educação que acompanharam os seus educandos, levando-os a assistir ou a participar neste evento que, certamente, fica na memória dos momentos celebrativos do presente ano letivo. As palavras do diretor fizeram-se ouvir no início deste I Festival de Coros Anselmo de Andrade, expressando o desejo de um novo encontro com este público no próximo ano letivo. Aqui vos deixamos a sua mensagem para memória futura:

Em Abril, Cantos Mil!

Prezados!

Fazendo jus ao slogan do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, “Pensar Global Agir Local”, é com orgulho e satisfação que este Agrupamento de Escolas promove no presente ano letivo, o 1º Festival de Coros Anselmo de Andrade. Deste modo, esta atividade vai ao encontro da concretização de alguns dos princípios orientadores do nosso Projeto Educativo que em muito nos honra.

Queremos, cada vez mais, ser um Agrupamento de Escolas próximo da Comunidade Local, disponibilizando meios e promovendo ações conducentes à aproximação da Escola à Comunidade.

Temos como princípio orientador, ensinar e formar crianças e jovens, contribuindo para o seu crescimento, elevando o mais possível, o nível educacional e cultural das gentes de Almada.

Certos que a promoção do sucesso educativo, integração social e luta contra o abandono escolar são para nós um desígnio, temos como prioritário um conjunto de medidas que estimulem e fomentem o bem-estar na escola. Para nós é importante continuar a prestar um serviço educativo público de qualidade, centrado no desenvolvimento de competências pessoais de aprendizagens e relações sociais saudáveis, pelo que apostamos cada vez mais no ensino inclusivo, orientado por valores comuns da cidadania global.

O Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade valoriza as parcerias e protocolos que tem mantido ao longo de anos com muitas instituições de natureza diversa, sejam elas de caráter científico, pedagógico, cultural, cívico, ambiental e empresarial. Como prova disto, temos a cooperação aqui evidenciada, para a concretização deste evento, da Câmara Municipal de Almada, do Conservatório de Artes Performativas de Almada, e a participação dos restantes grupos corais, culturais e associativos, e seus principais responsáveis, a quem desde já muito agradecemos a sua pronta acedência ao nosso convite, e que muito nos honrou.

Em toda a sua História, a Música sempre foi, é, e continuará a ser, um “Saber”, uma “Arte Maior” que aproxima magicamente as pessoas, proporcionando relações de bem-estar social e de convívio, entre outras.

Neste sentido aqui nos encontramos para celebrar a MÚSICA, A ESCOLA e A VIDA!

Espero que este Iº Festival de Coros seja o início de muitos, onde se fomente de forma digna o gosto pela arte vocal e o convívio entre coralistas de diferentes idades, numa partilha de saberes, experiências e práticas musicais que visam o enriquecimento pessoal de todos aqueles que cantam, e para todos aqueles que se deixarão encantar pelas vozes, levados por esta Arte sonhando mais alto!

Para todos, um bom concerto!

I FESTIVAL DE COROS ANSELMO DE ANDRADE – flyer

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.