Loading...
Notícias

Aulas experimentais de Biologia nos laboratórios da Universidade Lusófona

Nos dias 14 e 21 de novembro, os alunos das turmas A e B de Biologia e Geologia do 11º ano  deslocaram-se, acompanhados dos professores de BG e FQA, à Universidade Lusófona para participar no programa Criar Saberes.

No âmbito deste programa, os alunos, divididos em dois grupos, trabalharam nas seguintes atividades laboratoriais/experimentais:

No laboratório de Genética/Biologia Molecular, no âmbito da atividade “DNA, onde está o criminoso?”, os alunos familiarizam-se com o processo de hidrólise de ADN com recurso a enzimas de restrição, de eletroforese em gel de agarose e de identificação de padrões de restrição do ADN. Em suma, com a técnica de “DNA fingerprinting” e a sua utilização nas mais diversas áreas da biologia e biotecnologia.

No outro laboratório de Genética/Biologia Molecular, no âmbito da atividade “Clonagem de Genes: introdução às técnicas básicas de biologia molecular”, os alunos transformaram culturas de bactérias de Escherichia coli com o plasmídeo pGlo® e analisaram transformações anteriores realizadas nos diferentes meios de cultura utilizados. Com estas atividades pretende-se que os alunos estejam expostos a importantes conceitos de biologia molecular tais como: Organização genética de procariotas; Crescimento e seleção de estirpes bacterianas; Replicação, transcrição e tradução; Regulação da transcrição; Estirpes hospedeiras e marcas de seleção; Vetores de clonagem; Polymerase Chain Reaction, PCR; Enzimas de Restrição.

Estão agora a trabalhar nos relatórios científicos, parte imprescindível do trabalho de investigação científica.

Com estas atividades pretendeu-se o aprofundamento de conceitos úteis para a compreensão do procedimento experimental e para a respetiva análise dos resultados,e para o desenvolvimento de competências do PASEO, resolução de problemas, pensamento crítico e criativo em biologia.

 As professoras responsáveis, Élia Martins e Isabel Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.