Loading...
Notícias

Thunderstorms and Thunderbolts in Teaching Strategies and Meteorology

PROJETOS ERASMUS+

Decorreu, entre 15 e 19 de outubro, a 3ª Short-Term Exchanges of Groups of Pupils & Short-Term Joint Staff Events, deste projeto; esta LTTA realizou-se na escola secundária Zespol Szkol w Pilicy, em Pilica, cidade localizada no extremo SW da Polónia.

Estiveram presentes nesta reunião 7 professores e 8 alunos, em representação das 4 escolas secundárias participantes neste projeto: Portugal, Roménia, Eslovénia e França. Fomos acompanhados por 2 professores e 10 alunos polacos os quais organizaram e ajudaram na orientação de todas as atividades.

Portugal, através do nosso Agrupamento de Escolas, esteve representado pelas professoras Emília Costeira, professora de Geografia A e C e coordenadora do projecto, e a professora Isabel Marques de Biologia/Geologia colaboradora no mesmo; participaram também 2 alunos das turmas envolvidas: Diogo Reis do 12ºD e Inês Faria do 12ºA.

“Geographical environment of Kraków – Częstochowa Jurassic Park” foi o tema que serviu de base às atividades desta LTTA na Polónia e para o efeito foi elaborado e apresentado pelos nossos alunos o trabalho “The Influence of Weather and Climate on the Development of Tourism in Algarve – Portugal”.

O turismo é uma atividade impulsionadora do desenvolvimento regional e as condições naturais (clima, morfologia, ambiente natural) que o incentivam foram o objeto de estudo nesta mobilidade.

O Planalto de Cracóvia-Czestochowa, também conhecido como o “Jurássico Polaco ou Jura Polaco” (Jura Krakowsko-Częstochowska), é caracterizado por uma paisagem montanhosa com rochas calcárias jurássicas, falésias, vales e vastas formações calcárias, com cerca de 220 grutas. Estas condições favorecem o turismo de natureza e foi neste contexto que visitamos o “Centrum Dziedzictwa Przyrodniczego i Kulturowego Jury”, onde nos facultaram uma apresentação e um workshop sobre a geologia e a paleontologia da região e uma visita à Gruta Głęboka em Podlesice.

Ainda neste contexto realizou-se uma visita ao “Muzeum Górnictwa Węglowego w Zabrzu” e à mina de carvão, parte do complexo museológico da Mina de carvão GUIDO, em Zabrze, recuperada para fins turísticos e culturais.

Ao longo da semana ainda foram realizadas atividades no Departamento de Climatologia e no Observatório Meteorológico da Universidade da Silésia em Sosnowiec.

A visita guiada ao centro histórico da cidade de Cracóvia permitiu contextualizar a importância do turismo no desenvolvimento das atividades terciárias (comércio e serviços), e a sua contribuição para a preservação do património histórico polaco.

 

Mais uma vez toda a LTTA decorreu de forma muito cordial e animada, criando uma saudável comunicação, colaboração e intercâmbio desenvolvendo competências em língua inglesa. Parabéns a todos os intervenientes, em particular aos nossos alunos, que participaram em todas as actividades de forma muito positiva, valorizando o trabalho desenvolvido pelos seus professores.

Profª Emília Costeira

Coordenadora do Projeto no AEAA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.