O nosso Agrupamento continua na vanguarda da defesa do ambiente! Desta vez, os holofotes viram-se para o projeto “Mares Vivos”, uma iniciativa com o apoio da WWF Sweden e financiada pelo “Laila Johansson och Björn Bergström’s Scholarship Fund”.
Mais do que aprender teoria, este projeto desafiou os alunos do 12º ano a desenvolverem competências para o futuro: Cooperação, Pensamento crítico, Resolução de problemas, Comunicação e Responsabilidade ambiental no âmbito da disciplina de Biologia e área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento.
Do Oceanário ao “Congresso Científico”: A Rigorosa Preparação
O sucesso deste projeto começou a desenhar-se bem antes de irmos para o terreno. A visita prévia ao Oceanário de Lisboa revelou-se o pilar fundamental para a preparação da nossa Semana Cultural.
Lá, os alunos recolheram fotografias, dados estatísticos e dados de especialistas. Toda esta informação trouxe o rigor científico necessário para as sessões de discussão em sala de aula. O ponto alto desta fase foi o formato escolhido para partilhar o conhecimento: um verdadeiro “congresso científico”, onde os alunos do 12º ano apresentaram as suas conclusões aos colegas, treinando a capacidade de comunicação e o debate de ideias.
Rumo ao Sado: Pradarias Marinhas, Golfinhos e uma Parceria Europeia
Com a teoria bem consolidada, passámos à ação num programa de campo intensivo, no Estuário do Sado — uma das áreas de pradarias marinhas mais importantes de Portugal.
A bordo do histórico Galeão Riquitum, os alunos desfrutaram de uma visita guiada com observação de aves e dos famosos roazes (golfinhos) no seu habitat natural. Seguiu-se uma imersão na biologia local com a visita a uma das zonas intertidais da Pradaria de Ervas Marinhas do Sado e uma apresentação detalhada sobre a RNES (Reserva Natural do Estuário do Sado) pelas técnicas do Instituto da Proteção da Natureza e Florestas (ICNF).
O melhor de tudo? Não estávamos sozinhos nesta missão! Durante estas atividades, fomos acompanhados por um grupo de alunos e professores da Roménia, que se encontravam na nossa escola ao abrigo de uma mobilidade do programa Erasmus+. Esta sinergia permitiu partilhar boas práticas e sensibilizar os nossos parceiros europeus para as problemáticas ecológicas que não escolhem fronteiras.
Mãos na Massa: O Combate às Espécies Invasoras
A conservação ambiental também se faz limpando o terreno de ameaças. Os alunos ouviram uma breve apresentação sobre o impacto das espécies exóticas invasoras, com especial foco no Carpobrotus edulis (comumente conhecido como chorão-da-praia).
Ação de Controlo: Depois da teoria, a turma e os parceiros do Erasmus+ uniram esforços na implementação de uma ação prática de controlo e arranque desta planta invasora,ajudando a devolver o equilíbrio e o espaço às espécies nativas da nossa costa.
Esta atividade não teria alcançado o mesmo nível de sucesso e qualidade sem a colaboração fundamental da equipa técnica do ICNF. O seu profundo conhecimento científico trouxe um valor inestimável, enriquecendo a experiência de todos os participantes.
Com o projeto “Mares Vivos”, provámos que a escola e a ciência cidadã estão vivas, ativas e prontas para proteger o nosso património natural.
Docentes responsáveis:
Isabel Marques, Maria Dulce Pinto e Élia Martins

