No passado dia 25 de novembro, a nossa escola foi submetida a uma auditoria no âmbito do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE).
Esta visita teve como objetivo garantir que todos os protocolos de segurança e o funcionamento do equipamento estão em conformidade com as normas de saúde pública.
Preparados para Cuidar, Esperando Não Precisar
A nossa escola orgulha-se de possuir um Desfibrilhador Automático Externo (DAE) devidamente sinalizado e acessível. Trata-se de um investimento crucial na salvaguarda da vida de todos os que frequentam o nosso estabelecimento.
Como refere a direção e a equipa de segurança: “Este é um daqueles equipamentos que temos o maior orgulho em possuir, mas que, simultaneamente, esperamos nunca vir a precisar de utilizar. No entanto, a prontidão é a nossa melhor defesa.”
Formação e Renovação de Certificação
A segurança não depende apenas da máquina, mas sim das pessoas. Aproveitando este período de auditoria, as nossas assistentes operacionais renovaram a sua certificação técnica.
Durante a formação prática, as funcionárias treinaram rigorosamente os procedimentos de emergência, incluindo:
- Suporte Básico de Vida (SBV): Manobras fundamentais de reanimação.
- Protocolos de Utilização do DAE: Como operar o equipamento de forma segura e eficaz em caso de paragem cardiorrespiratória.
Esta atualização constante garante que, perante uma emergência, a nossa equipa saiba agir com calma, rapidez e eficácia, aumentando significativamente as probabilidades de sucesso num socorro imediato.
Um Compromisso com a Comunidade
Ao mantermos este programa ativo e a nossa equipa certificada, reafirmamos o compromisso da escola em ser um espaço seguro e resiliente. A segurança escolar faz-se com prevenção, equipamento adequado e, acima de tudo, com pessoas formadas e preparadas para ajudar.
A professora Coordenadora do PES, Élia Martins

