No passado dia 1 de abril, o Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade teve a honra de receber a astrobióloga Zita Martins, docente e investigadora do Instituto Superior Técnico, para uma palestra dedicada à astrobiologia e ao papel da mulher na ciência.
A sessão, integrada no projeto eTwinning SciHistoQuest da turma 9.º B, contou ainda com a participação de várias turmas dos 10.º e 11.º anos do curso de Ciências e Tecnologias, bem como das escolas parceiras do projeto, tanto presencialmente como a distância.
A generosa partilha de conhecimentos, experiências e percurso de vida enquanto cientista foi, sem dúvida, um momento marcante para os nossos alunos, que tiveram o privilégio de aprender e interagir diretamente com uma referência na área da astrobiologia.
Os parceiros internacionais do projeto eTwinning SciHistoQuest manifestaram igualmente o seu apreço pela intervenção da Dra. Zita Martins, salientando a relevância do seu testemunho para a reflexão crítica sobre a igualdade de género na ciência.
Este encontro foi um exemplo de como a colaboração entre escolas e cientistas pode aproximar o conhecimento científico dos jovens, promover a cidadania ativa e inspirar futuras gerações de cientistas.

