Loading...
Notícias

O AEAA na cerimónia cultural integrada no Seminário “Intercâmbio Linguístico e Aprendizagem Cultural Mútua”— Primeiro Fórum Internacional sobre o Ensino de Chinês como Língua Estrangeira em Portugal»

No passado dia 14 de outubro de 2022, o  Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade (AEAA) participou na cerimónia cultural  integrada no 1.º Seminário  “Intercâmbio Linguístico e Aprendizagem Cultural Mútua”— Primeiro Fórum Internacional sobre o Ensino de Chinês como Língua Estrangeira em Portugal», a convite de Sua Excelência o Embaixador da República Popular da China, Doutor Zhao Bentang, que decorreu no Centro Cultural e Científico de Macau (CCCM), no contexto do protocolo do ensino da língua chinesa em Portugal, que o nosso agrupamento integra, desde 2015.

Na ocasião, Sua Excelência o Embaixador da República Popular da China, Doutor Zhao Bentang, felicitou o Diretor do AEAA, Professor Carlos Calvário pelos excelentes resultados obtidos pelos alunos nos concurso internacionais e pelo contributo para o momento cultural proporcionado pelo AEAA na cerimónia.

Foram, então, entregues os prémios aos alunos do ensino secundário, respeitantes aos concursos de discurso e de Vlogs, realizados no âmbito do 13.º Dia Internacional da Língua Chinesa.  A aluna Gabriela Ramos obteve o 2.º prémio do concurso de discurso, tendo sido premiada também no trabalho em equipa com os seus colegas Fábio Pereira e Margarida Frederico, com a obtenção do 2.º lugar na competição de Vlogs, em trabalho realizado em equipa. Foi atribuído também à aluna Gabriela Ramos um segundo prémio, assim como uma menção honrosa, no âmbito do concurso promovido pela Associação dos amigos da Língua Chinesa, presidida pela Senhora Professora Doutora Wang Suoying.

Seis alunos da turma A do 6.º ano de escolaridade, A. Calvário, D. Silva, M. Grácia, R. Matos, S. Valente e Y. Ruiz, que foram acompanhados pela diretora de turma Helena Carvalho, declamaram um poema em Mandarim, que integra uma ária da  ópera chinesa «Eu vivo na nascente do Rio Yangtzé e tu vives na foz», da dinastia Song, com o amor como temática,  que foi cantada pela soprano Joana Mendes, acompanhada pelo pianista Tiago Mileu, com a colaboração da Senhora Professora Doutora Paula Dória, mezzo-soprano, professora de canto e  diretora pedagógica e científica do projeto MajorMinor, momento cultural muito apreciado por todos os pressentes no CCCM.

O grupo de alunos do 6.º ano e a soprano Joana Mendes tiveram sessões de dicção em Mandarim orientadas pela docente Jiang Na, professora de Mandarim do AEAA. Sob o ponto de vista musical, os alunos foram ensaiados pelo docente de Música do AEAA, Professor Luís Pacheco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.