Loading...
Notícias

A FINGIR DE SOCIÓLOGOS: UMA MANHÃ DE SOCIOLOGIA

No passado dia 30 de novembro, sexta-feira, a turma de Humanidades do 12º ano recebeu a visita de três alunos do Curso de Sociologia da Universidade de Lisboa, sendo estes acompanhados por uma professora. Esta palestra teve como motivo uma introdução à disciplina de sociologia, passando pelas vertentes global, social e tecnológica, temas abordados também pelo programa da disciplina de sociologia no 12º ano.

No início da conversa foi nos dada uma breve explicação dos conceitos de mundialização e logo em seguida foi-nos pedido que entrássemos no verdadeiro trabalho de um sociólogo e esquecessemos todas as noções pré concebidas que tínhamos acerca do mundo. Durante a apresentação destacaram-se 4 momentos. O primeiro, dirigido pela aluna do 3º ano guiou-nos numa conversa sobre a globalização, sobre o impacto de um mundo conectado e sua consequente partilha de valores e momentos. O segundo momento teve como guia Jessiril ou “Jessi”, como este sugeriu para as interações realizadas na sua apresentação. No momento a tirar o seu mestrado, “Jessi” falou-nos sobre as novas tecnologias e como hoje em dia em todo o lado se encontram novos gadgets com múltiplas funções e como tem sido feita essa evolução ao longo do tempo. O terceiro momento, que na nossa turma provocou bastantes reações e exaltações foi-nos oferecido pela aluna Catarina do 2º ano. Esta última conversa, com o tema da diferenças entre género e sexo e as regras e pressões impostas pela sociedade levou a um grande debate de ideias e opiniões entre a turma e a mediadora,

Por último, e desta vez com os três alunos a conduzirem-nos no trabalho de um sociólogo, conclui-se que a sociologia se apresenta como base para o desenvolvimento social e humano da sociedade em que estamos inseridos, sendo assim crucial para desenvolver uma visão clara e objetiva sobre o que fomos, o que somos e o que iremos ser. Na despedida partilharam-se perspectivas de um futuro próximo e agradeceu-se o momento agradável passado naqueles 90 minutos em que a disciplina da sociologia nos pareceu mais próxima.

Inês Ferreira Lopes, n.º 8

Raquel Paris, n.º 22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.