O Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade assinalou o Dia Mundial da Poupança com uma palestra de Literacia Financeira, realizada no âmbito de uma iniciativa do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).
A atividade, que visa consolidar o ensino da Literacia Financeira e Empreendedorismo na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, foi dinamizada por Pedro Melo, aluno do último ano do Curso de Contabilidade e Finanças do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), numa colaboração que se pretende estruturada e contínua entre o IPS e o Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade.
A palestra contou com a participação de 51 alunos, nomeadamente das turmas 8.ºC e 7.º E. O estudante do Ensino Superior partilhou com os jovens ferramentas e conhecimentos essenciais para a gestão responsável do dinheiro.
Entre os tópicos abordados, destacou-se a importância de poupar para o futuro, seja por precaução, para planear despesas de valor mais elevado, ou para preparar a reforma. Foi também apresentado o Ciclo da Poupança, que incentiva os alunos a definir objetivos de curto, médio e longo prazo e a aplicar estratégias de poupança, como a elaboração de um orçamento.
Esta colaboração entre o Agrupamento de Escolas e o Ensino Superior, que envolve estudantes na dinamização de aulas de Literacia Financeira, demonstra o empenho do Agrupamento em promover uma sociedade mais equilibrada e sustentável, capacitando os seus alunos para as exigências do futuro.
Maria Dulce Pinto
(Coordenadora de CD)

