Ao longo do mês de fevereiro, na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade os alunos que frequentam o apoio de Educação Inclusiva tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância da demonstração de carinho e afeto por todos, mas sobretudo por aqueles que estão guardados no seu coração e que fazem a diferença na sua vida diariamente.
Neste mês dos Afetos foram lançados dois desafios. Um para ser desenvolvido em contexto escolar e sala de apoio e outro em contexto familiar.
Quanto ao primeiro, os alunos fizeram um exercício de auto e hetero conhecimento e refletiram sobre as pessoas que fazem a diferença na sua vida.
De seguida sob o tema: “(O) Que(m) Trago No Meu Coração” deram asas à imaginação e criatividade decoraram e montaram um coração onde estavam representadas as diversas áreas da suas vidas (“os meus amigos”; “a minha família”; “a minha escola”; “eu”).
Quanto ao segundo desafio, sob o lema: “Diz o afeto que tens por alguém e conta-me como se sentiram”, os alunos foram incentivados a pensar em alguém importante para si e nas suas qualidades e expressá-las de modo gentil, depois relataram a forma como ambos se sentiram.
Foi uma atividade simples mas nem por isso fácil, uma vez que implicou o desenvolvimento de várias competências, não só cognitivas mas também emocionais, psicossociais e estéticas de forma a estabelecer consigo próprios e com os outros uma relação harmoniosa e salutar.
Os resultados foram sem dúvida bastante positivos! As interações “aqueceram os nossos corações” e houve mesmo a promessa de continuarmos a pôr em prática esta atividade, sempre que quisermos sem esperar dias específicos.
Foi muito gratificante fazer parte da promoção de conexões e fortalecimento de laços afetivos que visam a empatia e a felicidade mútua.