Programa Criar Saberes Universidade Lusófona

Visita de estudo ao programa Criar Saberes da Universidade Lusófona


No passado dia 17 de novembro, a turma 11ºB, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, visitou os laboratórios da Universidade Lusófona para participar numa série de atividades que estimulam a curiosidade científica e o pensamento crítico, aproximam os alunos das instituições de nível superior e permitem um contacto diferente entre alunos e professores.


Os alunos participaram em 2 workshops:

GENÉTICA/BIOLOGIA MOLECULAR

Numa sessão de duas horas, participando num jogo “Quem é o criminoso?”, os alunos familiarizaram-se com as técnicas básicas de cultura e manuseio de bactérias na área da genética, efetuaram o processo de transformação de bactérias com um ADN plasmídico e observaram o resultado da expressão de uma proteína recombinante fluorescente (GFP). Os alunos familiarizaram-se ainda com o processo de hidrólise de ADN, de eletroforese em gel de agarose e de identificação de padrões de restrição do ADN. Em suma, com a técnica de “DNA fingerprinting” e a sua utilização nas mais diversas áreas da biologia e biotecnologia.


CLONAGEM DE GENES: INTRODUÇÃO A TÉCNICAS BÁSICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR

Numa sessão de duas horas, os alunos cultivaram, transformaram culturas de bactérias de Escherichia coli com o plasmídeo pGlo® e analisaram transformações anteriores realizadas nos diferentes meios de cultura utilizados. Com estas demonstrações pretendeu-se que os alunos estejam expostos a importantes conceitos de biologia molecular tais como: Organização genética de procariotas; Crescimento e seleção de estirpes bacterianas; Replicação, transcrição e tradução; Regulação da transcrição; Estirpes hospedeiras e marcas de seleção; Vetores de clonagem; Bases de dados genómicas; Polymerase Chain Reaction, PCR; Enzimas de Restrição; Transformação de E. coli HB101 com o plasmídeo pGlo®. Pretendeu-se que estes conceitos sejam úteis para a compreensão do procedimento experimental e para a respetiva análise dos resultados, servindo para o desenvolvimento de pensamento crítico e criativo em biologia.


Piercings

Educação para a Saúde – Sessão sobre Piercings


No âmbito do Programa Educação para a Saúde, a Higienista Oral Célia Moreira veio conversar com os alunos do 8ºD sobre os perigos do uso de piercings.

O uso de body piercing tornou-se cada vez mais comum entre os jovens. O que parece ser apenas um simples exercício de vaidade, pode tornar-se um sério problema de saúde. A colocação de um piercing não é um processo inócuo. Os alunos foram alertados para os riscos do procedimento.


É muito importante escolher com atenção o local para colocação dos piercings. A falta de controle sobre quem insere o piercing tem causado inúmeros casos de infeções graves. O piercing está longe de ser um procedimento sem riscos. Até 15% das pessoas apresentam algum tipo de complicação e 1% precisa de internamento hospitalar.

A pele é o nosso maior órgão de defesa. Ela impede que os milhões de bactérias que vivem na nossa pele e as que diariamente entram em contato connosco, invadam o nosso organismo. Quando essa barreira é comprometida, expomos o nosso organismo às bactérias e outros microorganismos causadores de doenças.


Depois de colocado o piercing, antes de mexer, manusear, deve-se lavar bem as mãos, principalmente se este é novo ou se está num qualquer processo inflamatório ou com alguma complicação.


Visita "SMAS"

Nos dias 9 e 15 de novembro, as turmas C e D do 8º ano visitaram a exposição comemorativa dos 65 anos do SMAS.


A exposição dá a conhecer este serviço público municipal através da história, das atividades, dos processos que tornam possível que o bem precioso água chegue às nossas torneiras e o que acontece depois de ser utilizada, numa visão integrada do abastecimento, da cobertura de saneamento e do tratamento das águas residuais.



No centro do percurso expositivo os visitantes têm a possibilidade de interagir com a representação tridimensional do ciclo urbano da água e das principais infraestruturas dos SMAS, no mapa do Concelho de Almada.

Esta visita insere-se nos programas de várias disciplinas. Numa perspetiva inter  e transdisciplinar, aborda-se o ciclo da água, a água como recurso fundamental para a vida de todos os seres vivos e como tratar este resíduo depois de ser utilizado pelo Homem.


Para saber mais sobre a água em Almada pode ser consultado o site:

http://www.smasalmada.pt/web/portal/exposicao-a-agua-e-o-saneamento-em-almada-


Os embaixadores da saúde já tomaram posse

Foi no passado dia 10 de novembro que reuniram os embaixadores da saúde para, perante a equipa de saúde, a direção, professores titulares de turma, diretores de turma e encarregados de educação, assumirem o compromisso de assiduidade às reuniões e de divulgação da mensagem aos colegas de turma e às famílias.


À hora marcada, o refeitório estava cheio. A Diretora do agrupamento proferiu uma mensagem de boas-vindas e de reconhecimento pelo projeto da Saúde Escolar e no qual o agrupamento participa ativamente desde há 6 anos. Seguiu-se a coordenadora do projeto no agrupamento que destacou o forte envolvimento de alunos e professores nas atividades, assim como os números da Saúde Oral que nos colocam em lugar de destaque a nível concelhio!

A Higienista Oral Célia Moreira reforçou a mensagem anterior e salientou a importância de conciliar uma alimentação variada e equilibrada com boas práticas de higiene oral. A Enfermeira Emília Diogo explicou os moldes em que as reuniões decorrem ao longo do ano letivo, assim como o trabalho de divulgação que culmina no Fórum dos Embaixadores.

Na escola sede as reuniões terão lugar às 13h30 na Casa Rural nas seguintes datas:

24 novembro. - Hábitos de Vida saudável 16 janeiro - Consumos

14 fevereiro - Afetos 29 março- Higiene oral

19 abril- 1º socorros

Agradecemos a colaboração de todos no desenvolvimento das atividades!

A equipa PES


Eleição extraordinária no Conselho Geral

ELEIÇÃO EXTRAORDINÁRIA DOS REPRESENTANTES DO PESSOAL NÃO DOCENTE NO CONSELHO GERAL

Regulamento eleitoral

Dados adicionais