Inacessibilidade temporária da página

A Direção lamenta o transtorno eventualmente causado pela inacessibilidade da página durante os últimos dias por motivos que lhe  são alheios.

A Direção

NADA foi recuperado


E o NADA foi recuperado numa operação conjunta da EMEPC, IST e Capitania do Porto de Leixões, a qual não descurou razões de segurança. Afinal, o mar tem estado bravo.
Lançado perto da Madeira, o barquinho cedo mostrou querer regressar.
Após 25 dias a navegar no Oceano Atlântico, numa rota comandada pelos ventos e pelas correntes, andou por diferentes praias no norte do país.

Agora aguardemos novo lançamento, para que as aventuras deste NADA (Navio da Anselmo de Andrade, um nada que pode ser tudo) continuem no projeto "Educational Passages".

Pode ser consultado o trajeto dos barquinhos em:  http://www.nefsc.noaa.gov/drifter/drift_ep_2016_2.html
Para saber mais sobre ventos e correntes:


Nem Muito Simples, Nem Demasiado Complicado

Nem Muito Simples, Nem Demasiado Complicado


No dia 17 de janeiro, os alunos do 9º ano participaram na peça de Teatro-debate realizada pela equipa de atores da companhia Usina.


Este espetáculo de Teatro-Debate é constituído por um prólogo e cinco cenas com diferentes problemáticas ao nível dos relacionamentos e da sexualidade.

Cena 1- O primeiro passo;

Cena 2- Uma questão de equilíbrio (gestão da relação);

Cena 3 - Cuidado com a reputação (lidar com a pressão do grupo);

Cena 4- Uma ocasião especial;

Cena 5- A primeira vez.

Alunos e professores destacam a importância desta atividade disponibilizada gratuitamente aos alunos em resultado da candidatura do PES ao concurso ao programa "Cuida-te" /IPJ.

Opiniões de alunos:

Assistir ao teatro-debate foi uma experiência nova e que permitiu a interação com os jovens, tendo um bom resultado. Abordou assuntos importantes que foram representados de uma maneira original e “à moda” dos adolescentes. Foi uma manhã diferente e muito elucidativa.

Gostei muito do teatro e acho que os atores souberam cativar o público, o que tornou tudo ainda mais interessante. Apesar de não ter ido assistir com alguma dúvida, achei bastante interessante.


Pudemos participar e alterar a cena de modo a que acabasse bem para ambos e

também conseguimos esclarecer as nossas dúvidas e pudemos aprender a reagir às

várias situações.


Evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto 2017

Evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto 2017


No dia 27 de janeiro, O Clube Europeu e a Biblioteca Escolar assinalaram o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.


Evocar o Holocausto

Representação 11ºB com o apoio do Curso Profissional de Artes do Espetáculo

Holocaust «Never again!» - Intercâmbio com escola italiana de San Benedetto del Tronto


Projeção de Vídeos e Filmes

O Cônsul de Bordéus (Aristides de Sousa Mendes)

O Rapaz do Pijama às Riscas


Exposição alusiva à efeméride –8ºD,10ºA, 10ºB, 10ºE e 11ºD

Produção de Vídeos

Drawing the Holocaust– Liceo Scientifico Statale “B. Rosetti”

Rising for Hope–  Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade (11ºB)

Holocaust Remembrance Day”- Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade (11ºD)


Mobilidade Agria, Volos, Grécia de 23 a 27 de janeiro de 2017

Math in Archaeology

Mobilidade Agria, Volos, Grécia de 23 a 27 de janeiro de 2017


Os alunos Adrian Burzacovschi (11ºA), Bruno Santos e Débora Patrícia (11ºE), acompanhados pelas professoras Fernanda Martins e Maria Margarida Lucena, deslocaram-se à Grécia, ao Geniko Lykeio Agras, em representação da Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, onde foi apresentado o trabalho desenvolvido de dezembro a janeiro, no âmbito do tópico “A Matemática na Informática”.

Neste encontro foram apresentados os materiais de trabalho a desenvolver nos próximos meses, cuja temática é “A Matemática na Arqueologia” e que serão apresentados no início de maio, em Portugal.

É de relevar a prestação dos nossos alunos, o acolhimento, a troca de experiências pedagógicas e a organização de toda a mobilidade.


1º DIA - Receção, Apresentação dos Trabalhos e Apresentação do tema “A Matemática na Arqueologia”


2º DIA – Sistema numérico egípcio e babilónico e geometria


3º DIA –  Simetria, Rotação, Teorema de Pitágoras…


Palestra na Universidade




Museu Arqueológico


Dados adicionais