A TERRA TREME


O exercício nacional A TERRA TREME realizou-se no passado dia 13 de outubro (Dia Internacional para a Redução de Catástrofes), pelas 10h13.


Na Anselmo de Andrade, nas aulas de Biologia e Geologia e Ciências Naturais, os alunos também participaram. Sob orientação dos professores, e após a devida informação sobre a importância de se treinarem gestos essenciais, alunos de turmas do 5º, 7º e 11º anos cumpriram o exercício exatamente às 10h13.


Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?

Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo, e organize-se, à sua casa e família em 7 passos essenciais.


Saiba mais em www.aterratreme.pt


O Grupo de Biologia e Geologia


NADA na Noite dos Cientistas



O barquinho NADA do Projeto "Vamos Levar Portugal ao Mundo" esteve presente no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva na Noite dos Cientistas ou A Noite Europeia dos Investigadores , cujo objetivo é  aproximar cientistas e público geral num convívio informal, lúdico e educativo. A troca de ideias e experiências que a esta iniciativa proporciona contribui para o esclarecimento do que é ser cientista, do que é a Ciência e quais os principais temas de investigação atuais.

O NADA é um  pequeno barco não tripulado e um dos objetivos do projeto é segui-lo enquanto atravessa o Oceano ao sabor do vento e das correntes. Esta é a premissa deste projeto que propõe o lançamento e monitorização de um pequeno veleiro não tripulado equipado com GPS.
Ora, precisamente a tecnologia GPS foi um dos motivos que levou o nosso NADA a esta mostra de Ciência.
O NADA, recuperado e reparado, aguarda novo lançamento no oceano Atlântico para podermos continuar a seguir as suas aventuras.
A responsável do projeto na escola, Élia Martins


Programa de Orientação Escolar e Vocacional 2017/2018

As decisões vocacionais assumem um papel crucial na nossa vida. O Programa de Orientação Escolar e Vocacional, no 9º ano de escolaridade, é o ponto de partida para ajudar a clarificar perceções, experiências e desenvolver competências que permitam uma escolha vocacional consciente, adequada e fundamentada. As escolhas vocacionais decorrem ao longo de toda a vida, por isso, a estruturação de um projeto de carreira torna-se fundamental, não só para o imediato, mas também para o futuro. Assim, o programa de orientação vocacional tem como objetivo final orientar o aluno na construção de um projeto de carreira consistente, ajustado e ponderado, de acordo com as suas particularidades e potencialidades. O programa de orientação escolar divide-se em várias etapas, cada uma delas sinalizada por uma área diferente como poderá ser consultado no seguinte cronograma.

Informação aos EE 2017/2018

Lista de referência dos manuais do ASE a emprestar no ano letivo 2017/2018


Informação



Ano letivo 2017/2018 - Receção aos alunos

EB1/JI FELICIANO OLEIRO

13 de setembro 2017

09h00 às 12h30: Pré Escolar e 1.º ciclo

EB1/JI PRAGAL

13 de setembro 2017

09h00 às 12h30: Pré Escolar e 1.º ciclo


ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA ANSELMO DE ANDRADE

13 de setembro:

09h30 Receção aos alunos do 5.º ano pelos Diretores de Turma e pela Direção 

11h00 Receção aos alunos do 7.º ano pelos Diretores de Turma e pela Direção

14h00 – Receção aos alunos do 6.º e 8.º anos pelos Diretores de Turma

14 de setembro:

10h00 – Receção aos alunos do 10.º ano pelos Diretores de Turma e pela Direção

11h30 – Receção aos alunos do 9.º, 11.º e 12.º anos pelos Diretores de Turma

15 de setembro:

Inicio das atividades letivas

Dados adicionais