Loading...
Notícias

Visita da Eng.ª Deolinda Ataíde – Horta Biológica (compostagem)

No dia 15 de fevereiro, os alunos do Projeto Horta Biológica/ Jardim Mediterrânico/ Plantas Aromáticas receberam a visita da Engenheira Deolinda Ataíde, da Câmara Municipal de Almada (CMA).

O objetivo da sua visita foi o de nos ensinar a fazer compostagem.

O que aprendemos?

Precisamos de pauzinhos de madeira, para fazer uma “cama”; plantas verdes (urtigas, ervas daninhas que retiramos da horta); palha; borras de café; cascas de ovo; terra. Tudo é disposto em camadas até formar uma pilha dos elementos para compostagem. A pilha deve ficar num lugar plano, de fácil acesso, à sombra e próxima de um ponto de água.

Mas, afinal, o que é a compostagem?

Como aprendemos com o “Manual de Compostagem” da CMA, “É o nome dado ao processo de decompor matéria orgânica, transformando-a num fertilizante rico em nutrientes, chamado composto. É um processo natural, que cria condições ótimas para a proliferação de microrganismos, como fungos, bactérias e pequenos animais decompositores, que se alimentam de resíduos biodegradáveis”

Porquê compostar?

Com a compostagem, podemos reciclar, criar um solo fértil, evitar a utilização de fertilizantes sintéticos. No entanto, devemos evitar o uso de certos materiais na compostagem, por exemplo, restos de alimentos, comida cozinhada, temperada ou com gordura, excrementos de animais domésticos.

Agradecemos à Engenheira Deolinda Ataíde a excelente lição sobre compostagem.

                                                                                             P´la Equipa do Clube da Horta Biológica

                                                                                              Elisabete Miranda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.