Loading...
Notícias

3ª Mobilidade do projeto Erasmus+ “Act for Environment” Almada, Uma semana entre o Rio e o Mar

Na semana de 24 a 28 de outubro de 2022 realizou-se a terceira mobilidade do projeto Erasmus+ Act for Environment.

Com o envolvimento de 25 alunos e 8 professores a Anselmo de Andrade recebeu 16 alunos e 9 professores das escolas parceiras num programa cujo tema principal foi a Água.

Alunos e professores das escolas parceiras participaram durante uma semana em atividades que lhes permitiram compreender a importância dos diferentes reservatórios de água (oceano, lagos, rios e aquíferos) as ameaças a que estão sujeitos (poluição) o impacto das atividades humanas, soluções naturais encontrados para minimizar esses efeitos, e como será o futuro se não mudarmos os nossos hábitos. A escola anfitriã foi apresentada, partilhando com os parceiros a sua missão e projeto educativo num universo de alunos com uma grande diversidade cultural e com variadas ofertas educativas. Sendo uma escola com a oferta da disciplina de Mandarim, os parceiros participaram numa aula de língua e cultura chinesa. Os alunos de todas as escolas parceiras compartilharam seus trabalhos sobre a água, mas com um olhar sobre a realidade de cada país ou região: a poluição da água e os resultados de trabalhos práticos de pesquisa sobre a poluição dos rios nas suas cidades e as medidas de proteção. Percorreram as ruas de Almada com o objetivo de estarem mais informados do ponto de vista cultural e histórico mas também observar como as autoridades locais lidam com os problemas da reciclagem, poluição e sensibilização dos cidadãos para as alterações climáticas. No Oceanário de Lisboa, participaram no workshop2050 – o futuro é amanhã!”.

A visita ao Parque Natural da Arrábida permitiu aos alunos o contacto com vestígios históricos, habitats naturais, recursos geológicos, para desenvolver o espírito de observação e espírito crítico, proporcionando momentos de convivência e de camaradagem. Realizamos uma atividade de remoção de espécies invasoras, bem como uma visita ao Museu Oceanográfico Professor Luiz Saldanha.

Os participantes puderam ainda visitar as praias da Costa da Caparica e verificar in loco as soluções de engenharia para minimizar a erosão costeira, em oposição às soluções baseadas na natureza (fixação dunar) com menor impacto ambiental. E porque não recolher o lixo da praia?

Os alunos responderam a mais um desafio sobre o aquecimento global utilizando dispositivos móveis e uma ferramenta digital para simular a subida do nível do mar com um aumento médio da temperatura de 4oC, em Almada e nas respetivas cidades. Assumiram ainda um compromisso com o futuro, que ficou registado nos postais da ABAE “Cada coisa no seu lugar…”.

Os alunos estrangeiros expressaram o balanço desta semana através de diferentes trabalhos:

Portugal by:

Croatian students

https://www.youtube.com/watch?v=RqRwNcH_lRw

https://act4env.blogspot.com/2022/11/portugal-by-croatian-students.html

Greek students

https://act4env.blogspot.com/2022/11/portugal-by-greek-students.html

Spanish students

https://act4env.blogspot.com/2022/11/portugal-by-spanish-students.html

Romanian Students

https://act4env.blogspot.com/2022/11/portugal-by-romanian-students.html

A Coordenadora do Projeto

Isabel Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.