Loading...
Notícias

Cerimónia de entrega de prémios do Projeto Sea Beyond

No dia 29 de junho, durante a Conferência Internacional dos Oceanos, decorreu, no Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva, a cerimónia de entrega de prémios do Projeto Sea Beyond, uma parceria PRADA/UNESCO.

Uma delegação da nossa escola (duas professoras e duas alunas Embaixadoras do Ambiente do 10ºB, uma das turmas envolvidas no projeto) marcaram presença na cerimónia. Este ano em formato misto (presencial e videoconferência), o que muito nos agradou porque nos permitiu apreciar as instalações artísticas da zona da Expo 98 e toda a agitação relacionada com a grande Conferência dos Oceanos.

O projeto Sea Beyond (“Learn, Think, Act”) visa o desenvolvimento nos alunos de uma literacia científica sobre a problemática dos oceanos e, principalmente, a motivação para agir em prol de um futuro mais sustentável.

Duas turmas de 10º ano de Ciências e Tecnologias (A e B) foram desafiadas a pensar “Como se pode criar uma representação digital do oceano?” No âmbito deste desafio, e a trabalhar de forma colaborativa os Princípios da Literacia do Oceano 4, 5 e 6 com ligação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 8, 9 e 14, os alunos criaram um vídeo (https://youtu.be/7k7S6jw3Ug0), sumula de um conjunto de atividades desenvolvidas.

O júri que analisou todos os trabalhos a concurso era constituído por: Enzo Barraco (fotógrafo e artista climático); Lorenzo Bertelli (responsável do grupo Prada); Fabien Cousteau (aquanauta, explorador oceanográfico e defensor do ambiente); Kerstin Forsberg (cientista marinha); Vladimir Ryabinin (responsável da Comissão oceanográfica Intergovernamental da UNESCO), Hugo Vau (surfista e explorador do oceano); Valentina Gottlieb (ativista e influenciadora ambiental).

Os trabalhos a concurso foram produzidos por 10 escolas secundárias dos seguintes países: Brasil, China, Itália, México, Perú, Reino Unido, África do Sul e Portugal.

Na cerimónia de entrega dos prémios, assistimos a palestras motivadoras, intervenções de alunos que trabalharam o tema com grande entusiasmo e estão comprometidos com os objetivos da Década do Oceano: proteger o  oceano e os seus recursos.

Nas palavras da nossa Embaixadora, Maria Rita:

“Fiquei bastante feliz e surpreendida de ver tantos países e pessoas preocupadas em mudar o mundo e ajudar omesmo através deste projeto. Esta cerimónia deu nos também a conhecer as várias pessoas envolvidas e alguns dos alunos premiados.

Posso dizer que são estas pequenas, mas grandes conferências e trabalhos que nos ajudam a acreditar cada vez mais que juntos somos capazes de fazer a diferença e realmente concretizar estas grandes causas que temos em conjunto.”

Para saber mais sobre o projeto Sea Beyond:

https://www.pradagroup.com/en/sustainability/cultural-csr/prada-re-nylon-sea-beyond-unesco.html

Para saber mais sobre o Projeto Escola Azul:

https://escolaazul.pt/

As professoras Élia Martins e Rita Neves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.