Loading...
Notícias

A Anselmo de Andrade construiu e testou um ROV (Veículo Remotamente Operado) de exploração do Oceano

A Anselmo de Andrade continua a Pensar Azul.

Na passada 4ªfeira, dia 25 de maio, fomos testar o RovAnselminho no evento do Projeto ROV4ALL, na piscina dos Pupilos do Exército.

Sob a orientação do professor Carlos Lopes, de Física e Química, 6 alunos da turma A do10º ano construíram o protótipo e puseram-no a funcionar muito bem. Quando chegámos à altura do teste, o nosso RovAnselminho mostrou-se à altura do desafio e cumpriu as ambições dos alunos e professor.

O projeto ROV4ALL pretende que os alunos construam o seu próprio ROV a partir de um kit, com o apoio de uma equipa multidisciplinar.

Através destas atividades, pretende-se potenciar aprendizagens de qualidade sobre as tecnologias de estudo do oceano, enfatizar as suas potencialidades e sensibilizar para a preservação dos recursos marinhos, sua exploração sustentável e conservação.

O programa educativo Escola Azul, que tem como missão promover a literacia dos temas ligados aos oceanos em Portugal, distingue e orienta as escolas portuguesas que trabalham nesse âmbito, criando uma comunidade de ‘Literacia do Oceano’, que aproxima escolas, professores, alunos, setor do mar, municípios, universidades e outras entidades com papel ativo na educação marinha”.

Abraçamos este projeto na Anselmo de Andrade há 5 anos, uma vez que fomos uma escola pioneira.

Pensar Azul é o nosso lema na Anselmo de Andrade e, por isso, continuaremos a trabalhar para construir com os nossos alunos uma geração oceânica.

E temos mais um kit para desafiar outros alunos no próximo ano letivo. Além de ambições mais específicas para o RovAnselminho. Vamos vê-lo a trabalhar e a recolher dados para estudos científicos.

Para saber mais sobre o projeto ROV4ALL: https://oom.arditi.pt/rov4all/index.html

Equipa responsável pela construção do ROV:

Profº Carlos Lopes;

Alunos Gonçalo Prata, Henrique Jesus, Inês Godinho, Luís Costa, Sarah Baltazar, Júlia Azevedo (10ºA).

A coordenadora do Projeto Escola Azul: Profª Élia Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.