Loading...
Notícias

Erasmus + “Act for Environment” – 2ª mobilidade Daruvar, Croácia

Na semana de 2 a 6 de maio de 2022 realizou-se a segunda mobilidade do projeto Erasmus+ “Act for Environment” (“Agir pelo Ambiente”). O principal objetivo deste projeto é identificar os problemas ambientais, locais e internacionais e incentivar uma participação ativa dos alunos em ações concretas em prol do Ambiente.

Foi anfitriã a escola “Ekonomska i Turisticka Skola” em Daruvar, na Croácia. Sob o tema principal “Uma Sociedade de Consumo”, participaram 16 alunos e 11 professores de 4 escolas de Espanha (IES Hispanidad de Santa Fé), Grécia (1ª EPAL de Trikala), Portugal (Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade) e Roménia (Liceum de Arte “Ionel Perlea”) que juntamente com os alunos e professores da escola croata implementaram ações relacionadas com o consumismo e a sustentabilidade.

Os alunos trabalharam em grupos mistos, com elementos das várias nacionalidades e apresentaram o trabalho que tinham previamente preparado. Os professores ensinaram aos alunos croatas aspetos pontuais das disciplinas da sua especialidade ou do país de origem. Foram várias as atividades ao ar livre, no belo ambiente natural que circunda a cidade de Daruvar, com caminhadas na floresta para identificar várias espécies de flora e fauna e em Papuk, a maior montanha da Croácia. Toda esta área é protegida, e inclui o Geoparque Papuk incluído na Rede de Geoparques da UNESCO.

O “Dia da Europa” foi comemorado na escola, no jantar de despedida com uma festa maravilhosa preparada pelos alunos, com vídeos, música, dança e comidas de todos os países que participaram no encontro.

Por fim, professores e alunos tiveram o privilégio de terminar o programa ambiental do encontro com atividades nos magníficos Lagos de Plitvice, que é um dos parques nacionais mais antigos do sudeste da Europa e o maior da Croácia, e é desde 1979 Património Mundial da UNESCO.

A próxima reunião terá lugar aqui, na cidade de Almada, em outubro de 2022.

A Coordenadora do Projeto

Isabel Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.