Loading...
Notícias

A faculdade…. ou o regresso à Anselmo

Na passada 6ªfeira, dia 4 de Março, o aluno Diogo Afonso regressou à Anselmo de Andrade, para falar com os colegas do 12º ano, turma A, sobre escolhas, futuro, a faculdade, etc.

É sempre com prazer que recebemos os nossos alunos (sim, são sempre nossos) e que ouvimos histórias de sucesso . A partilha é sempre importante, para nós e para os alunos que estão neste momento a tomar decisões importantes:

 

“Certamente já se questionaram sobre o vosso futuro, a pensar nas escolhas que terão de fazer daqui a uns meses…muitas dúvidas, poucas certezas? Não se preocupem, também já passei por essa situação e não vale a pena “stressarem”. Esta decisão deve ser vossa e deve ser uma escolha sensata e ponderada.

Para se candidatarem ao ensino superior, é necessário definirem um conjunto de cursos que gostem e não pensar em apenas um. E não desanimem se não entrarem nas primeiras opções, para além disso sempre têm a 2ªfase ou quem sabe não venham a gostar e fiquem nesse curso!

Quando receberem os resultados das colocações a vossa primeira sensação vai ser de felicidade, claro! Saber que entraram na faculdade é espetacular e especialmente se for na área e curso que vocês preferem. Contudo, o “entrar na Faculdade” traz mais responsabilidades e, por conseguinte, a ansiedade.

Claramente já vos disseram que a Faculdade é mais difícil que o secundário e sim é verdade, mas não pensem que é um “bicho de sete cabeças” e que não vão ter boas notas, se vocês se aplicarem, acreditem que podem ter boas notas, mas para isso passam mais horas a estudar e nem eu gosto de estudar, mas quando fazem algo por gosto parece que não custa tanto.

Por vezes perguntam-me como é o primeiro impacto na faculdade e se consigo conciliar com o resto, e o que posso dizer é que sim é que conseguem conciliar a vossa vida social, pessoal e a académica sendo que, por vezes, podem necessitar de abdicar de algo, seja um desporto ou uma outra atividade que realizem. No entanto, cada um de vocês decide qual a melhor maneira de o fazer.

Por fim, queria agradecer à Raquel Barros e à professora Élia Martins por me terem dado esta oportunidade maravilhosa de falar um pouco com vocês sobre a minha experiência na faculdade, a qual gostei bastante.

E claro, se tiverem dúvidas terei todo o prazer em ajudar-vos!

Diogo Afonso

(aluno da licenciatura em Bioquímica na FCT-Nova, ex-aluno da Anselmo de Andrade)”

 

Obrigada Diogo. Volta sempre que quiseres e puderes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.