Loading...
Notícias

DOA+ e a doação de sangue e medula óssea

DoA+:

Quatro alunas universitárias, entre elas uma ex aluna da nossa escola, vieram apresentar o seu projeto às turmas A e B do 12º ano, na disciplina de Biologia.

No âmbito unidade curricular E-Business da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, as alunas realizaram um projeto digital com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente no 3º ODS referente à Saúde de Qualidade.

A Rafaela Correia, ex-aluna da Anselmo de Andrade, e as suas colegas Ana Catarina Gomes, Daniela Neto e Inês Correia criaram o doA+, uma aplicação que pretende promover um tema que tem vindo a ser bastante discutido nos últimos tempos, tendo em conta a preocupação constante com os níveis de reserva de sangue.

Esta aplicação tem como objetivo promover a doação de sangue e de medula óssea junto da população portuguesa, de forma interativa e eficaz, aumentando os níveis de reservas existentes. Com este projeto que exigiu muito esforço e dedicação conseguiram alcançar o 1º lugar no evento “E-Business Day Winter Edition”.

“Com a apresentação das alunas consegui perceber a importância da doação de sangue, assim como de medula óssea, como funcionam ambos os processos passo a passo, as condições que cada indivíduo tem de cumprir para ser dador e a diferença que esta ação faz na vida de muitos. Achei a ideia extremamente interessante e sinto que é muito importante incentivar as pessoas e dar a conhecer, mais pormenorizadamente, este tipo de causas, que muitas vezes podem parecer não terem grande impacto.”

Ana Alves, 12ºA

“Numa pequena palestra conseguiram apelar à doação de sangue e de medula óssea referindo a sua importância, bem como os requisitos necessários para ser um possível dador e a influência destas ações na sociedade. No entanto, o que gostamos mais e consideramos mais criativo foi a App desenvolvida – DoA+, que mesmo sem fins lucrativos promove a doação de sangue com uma espécie de ‘motivação’, na qual após o registo de uma doação teríamos direito a um voucher num restaurante de uma das parcerias aderentes. Também gostamos bastante do kahoot 🙂 Na nossa opinião, é fundamental o contacto com estas iniciativas nas escolas, já que é uma excelente forma de divulgar diversas informações, que de outro modo não chegariam facilmente até à maioria dos jovens. Assim, sentimos que se já tínhamos alguma curiosidade sobre como doar sangue e todo o processo envolvido, agora temos muito mais! Gostávamos ainda de voltar a ter a oportunidade de ter uma palestra com alunos da faculdade, já que acaba por nos aproximar deste ambiente.”

Raquel Barros e Maria André, 12ºA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.