Loading...
Notícias

Erasmus + “Act for Environment” – 1ª mobilidade aTrikala, Grécia

Na semana de 5 a 10 de Dezembro de 2021 realizou-se a primeira mobilidade do projeto Erasmus+ “Act for Environment” (“Agir pelo Ambiente”). O principal objetivo deste projeto é identificar os problemas ambientais, locais e internacionais e incentivar uma participação ativa dos alunos em ações concretas em prol do Ambiente.

Este encontro decorreu na cidade grega de Trikala onde esteve presente uma delegação de 4 alunos, 2 professoras e 2 elementos da direção da nossa escola que juntamente com alunos e professores das escolas da Croácia, Itália, Espanha e da Grécia realizaram atividades relacionadas com a reciclagem, tema da mobilidade.

Na escola 1ª EPAL de Trikala, alunos e professores apresentaram a todos os participantes as respetivas escolas, cidades e países de origem e partilharam os projetos de cariz ambiental mais relevantes, desenvolvidos nas escolas, desde o início do projeto.  Ao longo da semana, participaram nas atividades organizadas pela escola anfitriã, no âmbito do programa. Estas atividades incluíram desafios no Laboratório de Inovação e Robótica e a visita ao Moinho dos Elfos.

As delegações dos diferentes países foram recebidas na Câmara Municipal da cidade, pela Vice-Presidente e o Assessor Especial do Presidente, os quais partilharam os projetos e as ações inovadoras do Município no âmbito das “Smart Cities”.

Tiveram ainda a oportunidade de conhecer monumentos e atrações de Trikala, como a Fortaleza, Varousi, a Mesquita de Koursoum e os Banhos Otomanos, visitar Meteora, a Ponte em Arco de Pyli e Porta Panagia e simultaneamente conhecer o ambiente natural, a flora e a fauna da região.

O grupo teve ainda o privilégio de visitar o sítio arqueológico de Delfos, declarado património mundial pela UNESCO e o museu que contém na sua vasta coleção a colossal Esfinge de Naxos.

Desta experiência inolvidável, fez parte uma curta visita a Atenas. Com uma história de 3500 anos, cujos vestígios se encontram a cada esquina, o passeio pela Plaka, a subida à Acrópole, a visita aos Museus da Acrópole e de Arqueologia permitiram conhecer um pouco da história da cidade e da cultura grega.

Numa época em que o mundo continua a lutar com a pandemia COVID-19 foram implementadas medidas de segurança que limitaram algumas atividades, mas ainda assim estabeleceram-se e estreitaram-se laços de amizade e criadas memórias comuns a todos os participantes.

https://act4env.blogspot.com/2022/01/greece-by-portuguese-students.html

A Coordenadora do Projeto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.