Loading...
Notícias

Visita de estudo virtual – DCT, NOVA FCT

Visita Virtual ao Departamento de Ciências da Terra (DCT) da FCT

No âmbito do Programa com Escolas (https://www.dct.fct.unl.pt/dct-aberto) e das ações de divulgação da Licenciatura em Engenharia Geológica (https://www.dct.fct.unl.pt/…/licenciatura-em-engenharia…), do Departamento de Ciências da Terra (DCT) e da FCT NOVA, os alunos do 11º ano (turmas A, B e C) visitaram virtualmente, com o Professor Joaquim Simão, os laboratórios de Microscopia e de Corte e Polimento do DCT no dia 16 de Junho de 2021 e realizaram atividades de observações macro e microscópicas de rochas magmáticas com o Professor Nuno Leal.

Estas atividades complementaram o estudo das rochas magmáticas e permitiram, em tempos de pandemia, um simulacro de visita de estudo.

Opinião dos alunos

“Na minha perspetiva, acredito que esta palestra veio consolidar todos os conhecimentos até agora lecionados relativamente à microscopia e rochas magmáticas. Porém, também fiquei grata por obter com novas informações relativas à área de geologia. Foi a primeira vez que observei (embora virtualmente) um microscópio petrográfico e até levantei as sobrancelhas quando o professor disse os preços respetivos. O que mais cativou a minha atenção foi a preparação de uma lâmina delgada. Todo o processo, desde o corte da rocha até à sua compressão, mantiveram os meus olhos colados ao ecrã. Definitivamente, esta atividade deve ser considerada na planificação das atividades do próximo ano letivo para outros alunos terem a mesma fantástica experiência que eu tive.”

“Eu não gosto muito de geologia, porém eu adorei a palestra, não foi nada aborrecida, foi super interativa, e adorei a parte que podíamos ver o conteúdo do microscópio no computador. Para falar verdade, essa foi uma das melhores palestras que tivemos este ano. A duração podia ter sido um pouco maior, porque quando acabou fiquei com pena; Eles (os professores) interligaram muito bem os conteúdos das matérias e testaram-nos quando não esperávamos. Não sei que constrangimentos possam ter havido além de ter sido a distância.”

“Em relação à atividade que realizámos, eu considero que foi muito bem planeada e organizada de modo que pudéssemos aprender um pouco do que se costuma investigar no departamento de Ciências da Terra e em específico também em Engenharia Geológica. Sendo assim, também foi muito oportuno o facto dos assuntos abordados serem do nosso conhecimento na área da geologia, o que ainda permitiu que pudéssemos intervir e responder a várias questões relacionadas com a atividade. Além disso, a sessão foi muito dinâmica, mesmo tendo sido realizada online, por isso, parece-me bastante pertinente considerar esta atividade no próximo ano letivo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.