Loading...
Notícias

Congresso das ciências – 22 de abril – Dia da Terra

A Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade comemorou, no passado dia 22 de abril, o Dia da Terra com mais uma edição do Congresso das Ciências.

Ao longo do dia, vários convidados conversaram com os alunos acerca dos seguintes temas:

Descobrir o passado para prever o futuro: Paleoceanografia e os corais profundos – Lélia Matos investigadora (e ex-aluna da escola) (CCMAR housed at IPMA, I.P. (DivGM);

Aventuras pelo mundo da ciência – investigadora Sofia Carlton, cientista sénior, lidera atualmente o programa de doenças metabólicas na Evelo Biosciences (Boston);

Da Anselmo de Andrade ao IST e à Assembleia da República – Filipe Pacheco, Deputado eleito (partido socialista) e que integra a Comissão do Ambiente e ex-aluno.

Estas sessões permitiram a partilha do percurso académico e profissional dos convidados, designadamente dos desafios que enfrentaram e das suas conquistas. Proporcionaram a colocação de questões pelo público e o esclarecimento de dúvidas e contribuíram para aprofundar conhecimentos e estabelecer a ligação entre os conhecimentos teóricos, a vida prática e a responsabilidade social num planeta que urge proteger.

Também os alunos apresentaram os seus trabalhos à comunidade científica e aos colegas. Alguns dos temas tratados:

  • Don’t see plastic, see beyond;
  • Erasmus+ Ocean Literacy;
  • Consumo excessivo de carne;
  • Os oceanos numa garrafa de água;
  • Espécies em Extinção – Rinocerontes;
  • Ruído;
  • Alterações Climáticas.

Num ano marcado pela pandemia da Covid-19, este tema também não podia ser esquecido. Os alunos do 12º ano apresentaram os seus trabalhos sobre as vacinas, sensibilizando ativamente a população escolar para a importância da vacinação (https://www.emaze.com/@AOTZIZFCC/a-importncia-das-vacinas)

Também a dinamização de workshops permitiu a realização de trabalho interpares que tanto acarinhamos.

Foram disponibilizados trabalhos de alunos de diferentes anos de escolaridade, no separador “exposições virtuais”- Histórias de animais marinhos migradores, Há vida nas zonas húmidas, Dia Internacional da Antártida, Vacinação e Combustíveis: fósseis e alternativos- e foram hasteadas as bandeiras dos projetos Escola Azul e Eco-Escolas.

Claro que o Congresso d@s Ciências só foi possível  com o apoio indispensável das tecnologias de comunicação a distância!

O nosso agradecimento a todos os participantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.