Loading...
Notícias

Don´t Sea Plastic, Sea Beyond

Três turmas de Ciências e Tecnologias da nossa Escola (10º ano e 12º ano) trabalharam no projeto Sea Beyond, uma parceria PRADA/UNESCO, em que a escola se envolveu a convite do projeto Escola Azul. Foram explorados os materiais cedidos pela organização, aulas, vídeos, pósteres.

Com este tipo de atividades (“Learn, Think, Act”) visa-se o desenvolvimento nos alunos de uma literacia científica sobre a problemática dos oceanos e, principalmente, a motivação para agir em prol de um futuro mais sustentável. Trabalharam-se os ODS números 14 e 17 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela UNESCO, os princípios da Literacia do Oceano e as regras da Economia Circular.

Ao longo das várias etapas do projeto, os alunos ficaram a conhecer a importância do Oceano para nós e o nosso impacto no Oceano. Em resposta ao desafio do Sea Beyond, produziram vídeos sobre a importância do Oceano:

Vídeo da aluna Inês Gomes, do 12ºA: https://youtu.be/HID8Xkn2OfI

Vídeo da aluna Diana Zlatov, do 12ºA: https://youtu.be/FVc6EUvms6Q

O grande objetivo do projeto era o desenvolvimento de campanhas de sensibilização para esta problemática. Todos os alunos, em grupos, trabalharam e desenharam excelentes campanhas de sensibilização ambiental, com ótimas propostas. Uma vez que, devido à pandemia da Covid-19, as aulas presenciais foram interrompidas, o trabalho continuou a distância e essas campanhas foram desenhadas colaborativamente, utilizando várias ferramentas digitais.

Figura: exemplos de algumas campanhas

Uma dessas campanhas (Don´t Sea Plastic, Sea Beyond) foi submetida a concurso internacional…. Mas não ganhou. É pena. Mas não desanimamos. Queremos colocar em ação as nossas propostas.

Aqui está a nossa campanha (Vídeo: https://youtu.be/OgvcWVJvoKc) e explicação (pdf)

Para saber mais sobre o projeto Sea Beyond:

https://www.pradagroup.com/en/sustainability/cultural-csr/prada-re-nylon-sea-beyond-unesco.html

Para ver a cerimónia final de atribuição de prémios do projeto Sea Beyond:

https://www.youtube.com/watch?v=F2c5ynKGquc

Para saber mais sobre o Projeto Escola Azul:

https://escolaazul.pt/

A professora Élia Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.