Loading...
Notícias

Visita virtual ao IST-DBE

No dia 22 de fevereiro, a convite do Instituto Superior Técnico, visitámos, virtualmente, claro, o Departamento de Bioengenharia (DBE).

Uma oportunidade para os alunos de 12º ano contactarem uma instituição de ensino superior, assistirem à apresentação, por parte dos seus colegas universitários, dos cursos de Engenharia Biológica e Bioengenharia, entre outros.

Tiveram também a possibilidade de assistirem a uma palestra sobre “Anticorpos monoclonais: O que são? Para que servem? Como se produzem?” pela Dra. Ana Azevedo, cujo tema, o mais atual possível, está de acordo com os objetivos programáticos da disciplina.

Noutro tempo, noutros anos, teríamos tido a possibilidade de visitar os laboratórios e vivenciar algumas experiências. Mas neste tempo de pandemia, esta atividade foi a possível e muito interessante.

“Anticorpos monoclonais: O que são? Para que servem? Como se produzem? Anticorpos monoclonais são uma das principais linhas de defesa do sistema imunitário. Pertencem à primeira classe de proteínas, designadas de imunoglobulinas. Servem para reconhecer e consequentemente ligarem-se a moléculas estranhas (tóxicas ou a agentes patogénicos). Além disso, são produzidas pelos glóbulos brancos mas também podem ser produzidas em laboratório. Os anticorpos produzidos por um clone de um único linfócito B, produzem sempre os mesmos anticorpos em defesa do agente patogênico.” Letícia Cardoso, 12ºB

“Os anticorpos monoclonais são anticorpos que são produzidos a partir de um único linfócito B parental, que é clonado e imortalizado em laboratório, produzindo assim sempre os mesmos anticorpos em resposta a um determinado agente patogénico ou viral. Após a imortalização dá-se a cultura celular em máquinas especializadas” Guilherme Tomatas, 12ºB

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.