Loading...
Notícias

AS INCRÍVEIS VIAGENS DOS ANIMAIS MARINHOS

No dia 12 de novembro, as turmas A e C do 7.º ano participaram numa sessão on line dinamizada pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

As espécies migradoras fascinam o ser humano, quer pela extraordinária capacidade de orientação, quer pelas enormes distâncias que percorrem e em cujos percursos se deparam com muitas dificuldades.

Por que razão migram os animais?

As migrações animais constituem uma resposta às suas necessidades biológicas e têm por objetivo essencialmente a procura de alimento e/ou de condições favoráveis à reprodução.

Já ouviste falar em migrações sazonais diárias?

Têm lugar na coluna de água, ao longo do dia. É o caso do zooplâncton, organismos microscópicos que vivem em massa de água, flutuando livremente com as correntes oceânicas.

Ao entardecer, muitos destes seres sobem até à superfície, numa viagem que varia entre 200 e 500 metros, para se alimentarem do fitoplâncton. Durante o dia o percurso é inverso, fugindo assim aos predadores.

Queres conhecer melhor alguns animais migradores?

Fuselo- é uma ave limícola que se reproduz na Tundra e costas do Ártico e passa o inverno nas regiões temperadas e tropicais da Europa. Em 8 dias percorre 11700km descansa a planar quando apanha correntes aéreas. Orienta-se pelo olfato!

Tartaruga marinha- após a sua eclosão, realiza migrações nos oceanos e regressa sempre ao local onde nasceu para acasalar e por os ovos. Estes animais seguem linhas invisíveis do campo magnético terrestre e também as correntes marinhas mais quentes.

Enguia europeia- Anguilla anguilla vive em lagos, rios, zonas costeiras e oceânicas do Atlântico. Para se reproduzir, necessita de efetuar uma migração de milhares de quilómetros até ao Mar dos Sargaços. O declínio desta espécie resulta sobretudo das barragens e da pesca ilegal.

Caranguejos vermelhos– entre novembro e janeiro, milhões de caranguejos migram das florestas para as praias da ilha australiana Christmas Island, com o objetivo de se reproduzirem. https://pmdvod.nationalgeographic.com/NG_Video/571/1007/1079709251740_1508851563661_1080203843990_mp4_video_1024x576_1632000_primary_audio_eng_3.mp4

Os alunos participaram ainda em jogos sobre as espécies abordadas na sessão. Foram muito participativos, correspondendo em pleno ao entusiasmo da bióloga marinha que realizou a sessão e a quem muito agradecemos.

Inspirados nesta atividade, os alunos estão agora a construir histórias de animais marinhos migradores, dando largas à sua imaginação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.