Loading...
Informações

I Congresso das Ciências/Laboratório Aberto 2019 da Escola Anselmo de Andrade

Na última quarta-feira, dia 5 de junho, realizou-se o I Congresso das Ciências e os laboratórios Abertos 2019, da Escola Anselmo de Andrade.

O congresso decorreu durante a manhã, com uma comunicação da professora e investigadora convidada, Egídia Azevedo, sobre Fungos Marinhos. Realizaram-se, ainda, outras sete comunicações apresentadas pelos alunos das turmas 5.º C, 9.º C, 10.º B, 10.º C, 12.º A, sobre os mais derivados temas. O assunto predominante foi a poluição marinha, tendo também sido abordados a biodiversidade e a genética.

Enquanto estas apresentações decorreram, desenvolveram-se simultaneamente vários ateliês, dinamizados por alunos dos  7.º, 8.º, 9.º, 10.º e 12.º anos. Alguns exemplos de ateliês realizados foram Erupção Efusiva, na geologia, e a Dissecação de um Coração de Porco, na biologia.

Esta atividade contou com a presença do Senhor Bispo de Setúbal, que visitava a escola. Este assistiu à última comunicação realizada, felicitando os alunos pelo seu empenho, e realizou alguns dos ateliês do Laboratório Aberto.

O Jumbo, Fórum Almada, colaborou nesta atividade, disponibilizando maçãs, barritas e águas para os alunos.

Através de um questionário realizado aos alunos do 1.º ciclo que participaram no Laboratório Aberto, verificou-se que as atividades de que estes mais gostaram foram o “vulcão”, a “célula” e o “rim e coração”, predominando a opinião de que o congresso foi muito interessante.

One comment
  1. Élia Martins

    Com o empenho dos alunos e com o profissionalismo e boa vontade dos professores consegue-se realizar uma atividade para todos motivadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.